Mundo

Obama eleva tom de críticas à Europa por crise econômica

Washington mostra sinais de impaciência com os líderes políticos europeus, temendo um contágio

Para os republicanos, Obama está em campanha para a reeleição e, por isso, o plano elaborado pelo governo é visto com resistência (Chip Somodevilla/Getty Images)

Para os republicanos, Obama está em campanha para a reeleição e, por isso, o plano elaborado pelo governo é visto com resistência (Chip Somodevilla/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2011 às 19h11.

Washington - O presidente americano, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que a crise financeira na Europa está assustando o mundo, e a atribuiu ao fracasso da Zona Euro em regulamentar seus bancos.

"Na Europa, vocês sabem, não se recuperaram plenamente da crise de 2007 e nunca solucionaram realmente todos os desafios que seu sistema bancário enfrentava", disse o presidente americano em um fórum promovido pela rede social LinkedIn.

"Agora, isto se soma ao que está acontecendo na Grécia. Isto está gerando uma crise financeira que assusta o mundo", acrescentou. "Estão tentando adotar medidas responsáveis, mas essas medidas não foram tão rápidas como era preciso", acrescentou.

Depois de semanas afirmando que a Europa tinha a capacidade de administrar a crise das dívidas soberanas, Washington mostra sinais de impaciência com os líderes políticos europeus, temendo um contágio sobre a enfraquecida economia americana.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCrise econômicaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame