Mundo

Obama e Merkel reafirmam cooperação

Essa foi a primeira conversa dos líderes desde que a Alemanha expulsou o chefe da CIA em Berlim


	O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama
 (Kevin Lamarque/Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2014 às 22h57.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou com a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, sobre a cooperação entre os dois países.

Essa foi a primeira conversa dos líderes desde que a Alemanha expulsou o chefe da CIA em Berlim em resposta às denúncias que ele teria cooptado dois alemães para trabalhar como espiões para Washington.

O vice-conselheiro de segurança nacional de Obama, Ben Rhodes, disse que os dois líderes também conversaram sobre as crises na Ucrânia e no Irã. A Casa Branca não forneceu mais informações a respeito do diálogo entre o presidente dos EUA e a chanceler alemã.

A conversa ocorre em meio ao desgate das relações entre os EUA e a Alemanha devido às revelações de espionagem norte-americana. A Casa Branca se recusou a comentar o caso, mas ressaltou a importância da manutenção dos laços entre os dois países.

No ano passado, vieram à público denúncias de que a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) monitorava as ligações do celular pessoal da chanceler da Alemanha. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelBarack ObamaCIADiplomaciaEspionagemEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame