Mundo

Obama diz que republicanos jogam sujo

O presidente e candidato usou o basquete como metáfora para falar sobre a disputa eleitoral


	Obama: "estamos no último quarto (da partida) e temos uma vantagem de alguns pontos, mas o outro (time) joga duro e sujo"
 (Jim Watson/AFP)

Obama: "estamos no último quarto (da partida) e temos uma vantagem de alguns pontos, mas o outro (time) joga duro e sujo" (Jim Watson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2012 às 08h59.

Nova York - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comparou nesta quarta-feira sua campanha presidencial a uma partida de basquete contra um adversário que joga sujo, durante um evento para arrecadação de fundos que teve o apoio do astro Michael Jordan.

"Não posso resistir à metáfora sobre o basquete", disse Obama para 120 pessoas que pagaram 20 mil dólares para jantar no Lincoln Center de Nova York.

"Estamos no último quarto (da partida) e temos uma vantagem de alguns pontos, mas o outro (time) joga duro e sujo. Alguns dos nossos jogadores estão com problemas. Uns dois estão machucados e acredito que conseguirão disputar apenas mais uma partida", divagou Obama, que tentará a reeleição no dia 6 de novembro contra o republicano Mitt Romney.

"Ninguém sabe melhor que Michael (Jordan) que se você tem uma vantagem quando faltam apenas sete minutos de partida é este o momento para liquidar" o adversário.

"É pouco comum eu participar de um evento no qual sou apenas a quinta ou sexta pessoa mais interessante", brincou Obama sobre a presença de Jordan e de outras estrelas do basquete como Carmelo Anthony, Patrick Ewing e Alonzo Mourning.

Obama também participou nesta quarta-feira de outros dois eventos para arrecadar fundos: uma sessão de autógrafos a 250 dólares a unidade (400 ingressos vendidos) e um treino de basquete a 5.000 dólares, com 100 participantes.

No total, Obama pretende arrecadar 3 milhões de dólares nesta quarta-feira em Nova York.

Em maio passado, um jantar com George Clooney em Hollywood provocou frisson e a campanha de Obama arrecadou nove milhões de dólares.

Aos 49 anos, Michael Jordan, que se aposentou em 2003, é considerado o melhor jogador de basquete da história, com seis títulos da NBA com os Bulls de Chicago --reduto político de Obama--, cinco prêmios de melhor jogador da liga e duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, em 1984 e em 1992.

Ele também é acionista majoritário da equipe dos do Charlotte Bobcats (Carolina do Norte, sudeste), onde Obama será formalmente indicado no dia 6 de setembro como candidato de seu partido às eleições presidenciais de 6 de novembro.

É muito raro Michael Jordan colocar sua popularidade a serviço de uma causa.

Em um caso conhecido no início dos anos 1990, ele negou seu apoio ao candidato democrata negro para o Senado da Carolina do Norte na época, Jesse Helms, um ultra-conservador e adversário declarado dos direitos cívicos.

Obama, grande admirador do ex-atleta, afirma ter recebido em 2004 um cheque de Michael Jordan para financiar sua campanha de senador. "Eu não sabia se devia depositá-lo ou enquadrá-lo", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)PersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos