Mundo

Obama confirma morte de líder talibã em ataque de drones

O presidente americano, que iniciou uma visita de três dias ao Vietnã, pediu aos talibãs que "aproveitem a oportunidade para iniciar processo de reconciliação"


	Barack Obama: o presidente disse que Mansur era contrário a um "compromisso sério de negociações de paz"
 (Gary Cameron / Reuters)

Barack Obama: o presidente disse que Mansur era contrário a um "compromisso sério de negociações de paz" (Gary Cameron / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2016 às 09h06.

O presidente Barack Obama confirmou nesta segunda-feira a morte, em um bombardeio de drones americanos, do mulá Mansur, e disse que o óbito do líder talibã poderia facilitar as negociações de paz no Afeganistão.

"Eliminamos o líder de uma organização que continua conspirando e atentando contra americanos e contra as forças da coalizão, fazendo a guerra contra o povo afegão e alinhada com grupos extremistas como Al-Qaeda", afirma Obama em um comunicado, em referência ao bombardeio executado no sábado por drones americanos no território do Paquistão.

Fontes talibãs confirmaram no domingo a morte do mulá Akhtar Mansur e indicaram que os insurgentes islamitas já haviam iniciado uma "shura" (conselho) para escolher o sucessor.

Obama disse que Mansur era contrário a um "compromisso sério de negociações de paz" e a acabar com a violência que já matou afegãos inocentes, homens, mulheres e crianças.

O presidente americano, que iniciou uma visita de três dias ao Vietnã, pediu aos talibãs que "aproveitem a oportunidade para iniciar o processo de reconciliação com o governo afegão, como único caminho real para acabar com o conflito".

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaBarack ObamaPersonalidadesPolíticosTalibã

Mais de Mundo

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos