Exame Logo

Obama bloqueia compra de parques eólicos de empresa chinesa

Obama exigiu a Rall Corporation, empresa propriedade de cidadãos de origem chinesa, que cancele no prazo de 90 dias sua aquisição dos parques eólicos no estado do Oregon

Esta é a primeira vez em 22 anos que um presidente americano decide bloquear uma transação empresarial (O presidente americano, Barack Obama)
DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2012 às 21h45.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama , bloqueou nesta sexta-feira a compra de quatro parques eólicos americanos por parte de uma empresa chinesa alegando que a operação representaria uma ameaça potencial para a segurança nacional.

Obama exigiu a Rall Corporation, empresa propriedade de cidadãos de origem chinesa, que cancele no prazo de 90 dias sua aquisição dos parques eólicos no estado do Oregon.

Veja também

A ordem proíbe o acesso da empresa chinesa às instalações dos citados parques, situados nas imediações de uma base naval de onde o Exército envia aviões teleguiados e eletrônicos em missões de treinamento.

Esta é a primeira vez em 22 anos que um presidente americano decide bloquear uma transação empresarial na qual está envolvida uma empresa estrangeira.

A última vez na qual um presidente tomou uma decisão similar foi em 1990 quando, com George H.W. Bush na Casa Branca, os EUA proibiram a venda da Mamco Manufacturing a uma empresa chinesa. Na época, o governo americano não especificou que risco poderia representar essa operação.

O Departamento do Tesouro assinalou em comunicado que a decisão de hoje afeta apenas esta transação e não supõe um precedente sobre nenhum outro investimento direto da China ou qualquer outro país.

O presidente dos EUA tem o poder de bloquear qualquer transação estrangeira segundo o estipulado na Lei de Produção de Defesa.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEnergiaEnergia eólicaEstados Unidos (EUA)InfraestruturaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame