Mundo

Obama dirige o Volt, novo carro ecológico da GM

Presidente americano experimentou carro elétrico ainda não lançado durante visita à fábrica da empresa

Obama assume volante do novo Chevrolet Volt, veículo ecológico da GM

Obama assume volante do novo Chevrolet Volt, veículo ecológico da GM

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2012 às 01h02.

Hamtramck, Estados Unidos - O presidente americano Barack Obama percorreu nesta sexta-feira alguns metros ao volante do novo Chevrolet Volt, destaque ecológico da General Motors (GM), durante uma visita a uma fábrica da região de Detroit (Michigan, norte), de acordo com jornalistas que o acompanharam.

Depois de ter obtido a autorização do chefe da segurança, o presidente entrou em um veículo híbrido (gasolina-eletricidade) nas proximidades da fábrica da GM, em Hamtramck, no subúrbio ao norte de Detroit. Ele colocou o cinto de segurança e partiu com o carro, percorrendo apenas três metros a uma velocidade muito baixa.

"Simpático", comentou o presidente ao deixar o automóvel, que ainda não foi colocado à venda, mas que já simboliza a esperada renovação da gigante da indústria automobilística, salva da quebra em 2009 por uma gigantesca ajuda pública em troca de sua reformulação.

"Não me deixam dirigir", explicou depois Obama aos funcionários da fábrica, referindo-se ao seu serviço de segurança.

A iniciativa de Obama em dirigir o carro ocorreu apenas depois de sua equipe de segurança ter inspecionado o veículo e de ele ter prendido seu cinto de segurança, em um automóvel bem diferente do que está acostumado - a limosine da Casa Branca especialmente blindada.

Depois da visita à fábrica da GM, o presidente passou por uma unidade de produção onde o Jeep Grand Cherokee é fabricado, e confessou que este foi o primeiro carro novo que comprou.

"Até aquele momento, eu só tinha carros usados", disse.

Obama, que está sob pressão antes das eleições legislativas de novembro, procura lembrar que a indústria automotiva conseguiu sobreviver à brutal recessão graças às políticas de sua administração.

A visita ocorre em trono de um ano depois de GM e Chrysler terem sobrevivido à bancarrtoa com a ajuda de Washington.

A Casa Branca afirma que esta decisão de dar recursos públicos às duas empresas salvou em torno de 1 milhão de empregos.

Leia mais:

Carro híbrido da GM chega aos EUA por US$ 41 mil

Confira a galeria de imagens de carros elétricos do Site EXAME

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaBarack ObamaCarrosCarros elétricosChevroletChevrolet VoltEmpresasEmpresas americanasGM – General MotorsMontadorasPersonalidadesPolíticosVeículos

Mais de Mundo

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei

Trump ameaça retomar o controle do Canal do Panamá