Mundo

Obama anuncia apoio a candidatos democratas para eleições legislativas

As eleições legislativas americanas vão acontecer no dia 5 de novembro e o ex-presidente anunciou sua primeira lista em apoio aos candidatos democratas

BARACK OBAMA: Presidente americano cita derrota de Chicago na eleição e diz que decisões do COI e da Fifa são “um pouco manipuladas” / Kevork Djansezian/Getty Images (Kevork Djansezian/Getty Images/Getty Images)

BARACK OBAMA: Presidente americano cita derrota de Chicago na eleição e diz que decisões do COI e da Fifa são “um pouco manipuladas” / Kevork Djansezian/Getty Images (Kevork Djansezian/Getty Images/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 1 de agosto de 2018 às 15h47.

Washington - O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama (2009-2017) anunciou nesta quarta-feira sua primeira lista de apoio a candidatos democratas que concorrerão nas eleições legislativas de novembro pelo Partido Democrata.

"Hoje me orgulha respaldar uma variedade tão ampla e impressionante de candidatos democratas: líderes tão diversos, patriotas e de grande coração, como o país que representam", indicou Obama em sua conta do Twitter.

"Tenho certeza que, juntos, fortalecerão este país que amamos com a restauração de oportunidades, a reparação de nossas alianças e de nossa posição no mundo, e a defesa do nosso compromisso fundamental com a justiça, a igualdade, a responsabilidade e o estado de direito. Mas primeiro, necessitam de nossos votos", garantiu.

Obama mostrou assim apoio a sete candidatos à Câmara de Representantes pela Califórnia, ao candidato a governador por esse estado, Gavin Newsom, e à postulante a vice-governadora, Eleni Kounalakis.

Pelo Colorado, o ex-mandatário respaldou vários aspirantes, assim como pela Geórgia, quando citou Steacy Abrams, um rosto jovem que poderia se transformar na primeira mulher negra a ser governadora desse estado.

Em comunicado paralelo, o escritório de Obama ressaltou que o ex-presidente acredita que os "desafios a longo prazo podem ser melhor abordados" quando toda a sociedade tiver " um papel mais ativo" na democracia.

"É por isso que está dedicando os seus esforços posteriores à Presidência para identificar e alavancar a próxima geração de líderes. Ao emitir esta primeira rodada de respaldos, o presidente Obama espera ajudar os líderes democratas atuais e candidatos a se estabelecer, construir seus perfis e dirigir suas comunidades", acrescentou a nota.

Além desses candidatos na Califórnia, Colorado e Geórgia; também expressou o suporte a outros candidatos de Nova Jersey, Nova York, Illinois, Iowa, Maine, Nevada, Novo México, Carolina do Norte, Ohio, Pensilvânia e Texas.

Os americanos foram chamados às urnas para o dia 5 de novembro para renovar as 435 cadeiras da Câmara Baixa e um terço da centena de senadores, assim como mais de uma trintena de governações e várias legislaturas estatais.

Trata-se de eleições chave para os democratas, que aspiram a arrebatar dos republicanos pelo menos uma das duas câmaras do Legislativo, agora em mãos conservadoras, após a derrota de Hillary Clinton diante de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasPartido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países