Mundo

O cáucus e as primárias americanas: um pequeno guia eleitoral

Os cáucus e as primárias, organizadas pelos dois grandes partidos americanos, são o grande teste daquele que vai tentar enfrentar Barack Obama

Rick Perry (esquerda) colocou em dúvida no debate a sinceridade da oposição de Romney (AFP/Getty Images / Kevork Djansezian)

Rick Perry (esquerda) colocou em dúvida no debate a sinceridade da oposição de Romney (AFP/Getty Images / Kevork Djansezian)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2012 às 22h21.

Washington - Os cáucus e as primárias, organizadas pelos dois grandes partidos americanos, visam a eleger os delegados que escolherão, durante uma convenção, o candidato às eleições presidenciais em novembro.

- Caucus: o cáucus ou ou reunião particular ou preliminar dos chefes de um partido político a fim de escolher candidatos, adotar medidas - um nome de origem indígena - designa por diferentes etapas os delegados de um Estado às convenções republicana e democrata que indicarão seus candidatos respectivos às eleições presidenciais. Os cáucus de Iowa, que acontecem no dia 3 de janeiro, revestiram-se de importância nos anos 70, com a chegada em massa das televisões.

Tratam-se de pequenas assembleias eleitorais que são realizadas em escolas ou outros locais públicos e durante as quais os participantes, essencialmente militantes, designam delegados entre os candidatos em disputada.

Estas pessoas escolherão por sua vez, mais tarde, delegados do condado, depois do distrito, para, enfim, chegarem ao Estado. São estes últimos representantes que irão à convenção de seu partido e votarão no candidato definitivo.

O que conta não é o voto propriamente dito destes representantes, mas o fato disto constituir um barômetro de peso de cada candidato em disputa.

- Primárias: as eleições primárias, organizadas em 40 Estados, são escrutínios com urnas e voto secreto. Elas também têm como objetivo designar delegados às convenções mas diretamente, em nível de Estado, encurtando, assim, o processo. As regras e as datas das primárias são fixadas pelos Estados e pelas direções dos partidos.

New Hampshire organiza tradicionalmente as primeiras primárias e conserva zelosamente este privilégio que lhe dá uma importância política de peso. A data prevista é o 8 de janeiro.

Uma primária pode ser "aberta" ou "fechada". No primeiro caso, todo o cidadão pode participar qualquer que seja sua tendência política. No segundo caso, só os eleitores registrados podem votar.

Cada Estado, que organiza um cáucus ou uma primária, tem direito a um número de delegados proporcionais à população desse mesmoo Estado. A maior parte dos 50 Estados americanos opta atualmente pelo sistema das primárias.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPolítica

Mais de Mundo

'A defesa da democracia é mais importante do que qualquer título', diz Biden em discurso

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Mais na Exame