Mundo

"Nunca houve nada parecido", diz Trump sobre inundações no Texas

O presidente tem previsto visitar o Texas na terça-feira na companhia da primeira-dama e não descartou viajar a Luisiana no sábado

Trump: "É a maior já vista, estão dizendo que é a maior, é histórica", disse Trump (Kevin Lamarque/Reuters)

Trump: "É a maior já vista, estão dizendo que é a maior, é histórica", disse Trump (Kevin Lamarque/Reuters)

A

AFP

Publicado em 28 de agosto de 2017 às 18h06.

O presidente americano, Donald Trump, lamentou nesta segunda-feira as inundações que assolam o Texas, afirmando que "nunca houve nada parecido", na véspera de sua primeira visita à zona afetada pela catástrofe.

"É a maior já vista, estão dizendo que é a maior, é histórica", disse Trump, referindo-se à inundação provocada pela tempestade tropical Harvey, que se move ao longo da costa do Texas em direção à Luisiana.

O presidente tem previsto visitar o Texas na terça-feira na companhia da primeira-dama, Melania Trump, e não descartou viajar a Luisiana no sábado, dependendo de como a tempestade vai evoluir nos próximos dias.

Ele alertou que a recuperação do Texas será uma "via longa e difícil".

"Provavelmente nunca houve nada como isto", reforçou Trump.

O presidente declarou que sua equipe tem mantido contato com os líderes do Congresso para discutir como auxiliar os milhões de afetados.

"Estamos trabalhando com o Congresso", disse Trump no Salão Oval da Casa Branca, em alusão ao elevado custo de recuperação que se espera. "Queremos cuidar do povo do Texas e da Luisiana", acrescentou.

Harvey deixou debaixo d'água Houston, a quarta maior cidade dos Estados Unidos e a capital da indústria petroleira do país.

A todo momento, Trump tem tentado mostrar que comanda a situação e que não cometerá os mesmos erros de presidentes anteriores, que falharam em dar uma resposta federal adequada a situações de emergência.

"As coisas estão sendo muito bem gerenciadas, o espírito do povo é incrível e a coordenação entre os diferentes serviços, como vocês sabem, está indo muito bem", disse.

O Centro Nacional de Furacões informou que Harvey é a pior tempestade de chuva registrada até agora, com precipitações que podem superar os 120 centímetros em algumas regiões, entre elas Houston, com 2,3 milhões de habitantes, e mais de seis milhões em sua região metropolitana.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Furacões

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame