Mundo

Número dois da Santa Sé diz que clima é pesado no Vaticano

Dois livros publicados recentemente por jornalistas italianos revelam as aventuras financeiras, lançando luz sobre o estilo de vida luxuoso de alguns cardeais


	Bispo Pietro Parolin: "Eu não acredito que essas polêmicas possam criar uma atmosfera serena. Há de fato um clima pesado"
 (Franco Origlia / Getty Images)

Bispo Pietro Parolin: "Eu não acredito que essas polêmicas possam criar uma atmosfera serena. Há de fato um clima pesado" (Franco Origlia / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2015 às 10h38.

Um clima pesado reina no Vaticano desde que o novo "Vatileaks" revelou os privilégios e desperdícios no pequeno Estado, e "será necessário superar a resistência" às reformas do Papa Francisco", reconheceu o número 2 do Vaticano.

"Eu não acredito que essas polêmicas possam criar uma atmosfera serena. Há de fato um clima pesado", admitiu o cardeal italiano Pietro Parolin, secretário de Estado e braço direito do Papa, falando na terça-feira à noite à margem da uma conferência no Vaticano e cujas declarações foram informadas nesta quarta-feira pela Rádio Vaticano.

Dois livros publicados recentemente por jornalistas italianos revelam as aventuras financeiras, lançando luz sobre o estilo de vida luxuoso de alguns cardeais, e sobre vários desfalques.

Dom Parolin reconheceu as resistências às mudanças desejadas por Jorge Bergoglio, que pretende realizar com determinação, como reiterou no domingo, no Angelus.

"Estamos todos tentado continuar com o que sempre fizemos, a mesma rotina. E, nesse sentido, será efetivamente necessário superar as resistências. Dizer que essas resistências são fisiológicas, é muito pouco. Dizer que são patológicas seria demais. Será preciso enfrentá-las de maneira construtiva. Uma coisa é certa... todos querem que as coisas melhorem", observou o cardeal.

O número dois da Santa Sé considerou ainda que "os ataques lidos na imprensa são muito emocionais, e até mesmo histéricos e mal-intencionados".

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPaíses ricosPapa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles