Mundo

Número de refugiados na Turquia se aproxima de 1 milhão

Número de refugiados sírios na Turquia desde o início da guerra no país vizinho se aproxima de um milhão de pessoas, anunciou primeiro-ministro turco

Família de refugiados sírios de Alepo, Síria: quase 6,5 milhões de pessoas foram deslocadas dentro da Síria e 2,6 milhões fugiram do país, segundo a ONU (Bulent Kilic/AFP)

Família de refugiados sírios de Alepo, Síria: quase 6,5 milhões de pessoas foram deslocadas dentro da Síria e 2,6 milhões fugiram do país, segundo a ONU (Bulent Kilic/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2014 às 08h33.

Ancara - O número de refugiados sírios na Turquia desde o início da guerra no país vizinho se aproxima de um milhão de pessoas, anunciou nesta terça-feira o primeiro-ministro turco Recep Tayyp Erdogan.

"O número de nossos irmãos sírios que chegaram a Turquia alcançou quase um milhão", afirmou Erdogan no Parlamento aos deputados de sua formação, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP).

O chefe de Governo turco afirmou que o país - que compartilha uma longa fronteira com a Síria - vai prosseguir com a política de portas abertas para os civis sírios que fogem da guerra em seu país.

"Por acaso poderíamos pedir aos nossos irmãos que não viessem a Turquia e se deixassem matar na Síria?", questionou Erdogan.

A Turquia apoia a rebelião síria, que luta contra o presidente Bashar al-Assad, e recebe a maioria dos refugiados sírios em quase 20 acampamentos instalados nas áreas próximas à fronteira com a Síria, no sul e sudeste do país.

Mais de 150.000 pessoas morreram desde o início, em março de 2011, da guerra na Síria, segundo uma ONG. Quase 6,5 milhões de pessoas foram deslocadas dentro da Síria e 2,6 milhões fugiram do país, geralmente para países vizinhos, como Líbano e Jordânia, além da Turquia, segundo a ONU.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBashar al-AssadEuropaONUPolíticosSíriaTurquia

Mais de Mundo

Milei denuncia 'corridas cambiais' contra seu governo e acusa FMI de ter 'más intenções'

Tiro de raspão causou ferida de 2 cm em orelha de Trump, diz ex-médico da Casa Branca

Trump diz que 'ama Elon Musk' em 1º comício após atentado

Israel bombardeia cidade do Iêmen após ataque de rebeldes huthis a Tel Aviv

Mais na Exame