Manifestantes carregam companheiro ferido nos protestos da seamana passada no Cairo, quando 74 foram mortos (Mahmud Hams/AFP)
Da Redação
Publicado em 6 de fevereiro de 2012 às 19h21.
Cairo - Novos confrontos foram registrados entre manifestantes e policiais nesta segunda-feira, no Cairo, enquanto que estudantes de diversas universidades e ativistas pró-democracia convocavam greves e ações de desobediência civil por ocasião do primeiro aniversário da queda do regime de Hosni Mubarak.
Segundo testemunhas, a polícia respondeu com disparos de borracha as pedras jogadas pelos manifestantes nas ruas próximas à praça Tahrir, que levam ao ministério Interior, cenário dos distúrbios desde quinta-feira.
As forças de segurança são acusadas de passividade ante os choques que deixaram 74 mortos na quarta-feira passada, ao término de uma partida de futebol em Porto Said (norte do Egito).
Estas manifestações reativaram os protetos contra as autoridades militares que dirigem o país desde a partida de Mubarak, em 11 de fevereiro de 2011, sob pressão dos manifestantes.
Doze pessoas perderam a vida e mais de 2.500 ficaram feridas desde quinta-feira nos confrontos registrados no Cairo e em Suez, segundo balanço oficial.