Mundo

Novas regras vão aumentar controle da internet na China

Pelas novas regras, a supervisão passa a cobrir informações veiculadas online e boatos que perturbem a ordem

China: novas regras da internet no país são uma resposta às críticas à forma como o coronavírus foi tratado (Gou Yige/AFP/AFP)

China: novas regras da internet no país são uma resposta às críticas à forma como o coronavírus foi tratado (Gou Yige/AFP/AFP)

AB

Agência Brasil

Publicado em 2 de março de 2020 às 12h10.

Passaram a vigorar na China novas regras que ampliam a abrangência do controle governamental sobre a internet, para a transmissão de informações “capazes de perturbar a ordem econômica e social”.

Autoridades de controle da internet na China lançaram nesse domingo (1º) as novas regras, “com o objetivo de criar um espaço cibernético saudável e renovador”.

A nova regulamentação estabelece que, além de informações consideradas ameaçadoras à segurança nacional da China, a supervisão governamental passa a cobrir informações veiculadas online e boatos que perturbem a ordem econômica e social.

Prevê que informações que constituam violação das regras serão removidas e os casos comunicados a autoridades judiciais.

Além disso, a regulamentação determina que provedores de informações abstenham-se de fazer declarações inapropriadas sobre calamidades ou acidentes graves. Tampouco devem criar manchetes exageradas.

Nas últimas semanas, na China, vêm sendo postados online comentários críticos ao modo como o governo enfrenta a disseminação do novo coronavírus.

*Emissora pública de televisão do Japão

Acompanhe tudo sobre:ChinaInternet

Mais de Mundo

General é preso, e tentativa de golpe na Bolívia termina em fracasso

Militares começam a deixar praça após tentativa de golpe de Estado na Bolívia

Quem é o general Juan José Zúñiga, que liderou tentativa de golpe de Estado na Bolívia

Golpe de Estado na Bolívia: presidente Arce nomeia novo comando do Exército

Mais na Exame