Mundo

Nova Zelândia registra primeiro dia sem novos casos de covid-19

A última vez que isso aconteceu foi em 16 de março, 9 dias antes do lockdown; país anunciou na semana passada que iria afrouxar a quarentena

Jacinda Ardern: primeira-ministra diz que bons resultados se dão pelo isolamento social (Hagen Hopkins/Getty Images)

Jacinda Ardern: primeira-ministra diz que bons resultados se dão pelo isolamento social (Hagen Hopkins/Getty Images)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 4 de maio de 2020 às 10h03.

Última atualização em 4 de maio de 2020 às 10h08.

A Nova Zelândia está indo cada vez mais na contramão dos outros países em relação à pandemia do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (4), o país registrou o período recorde de um dia sem novos casos de infecção pela covid-19 desde a instauração da quarentena. A última vez que isso aconteceu foi em 16 de março, 9 dias antes do lockdown.

Na última semana, a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, anunciou que o país não havia registrado mais casos de contágios locais de coronavírus, um fator importante para o afrouxamento do isolamento social. A Nova Zelândia teve 1.487 casos confirmados e apenas 20 mortes, em um total de 4,886 milhões de habitantes. 86% dos doentes foram recuperados.

Apesar do número positivo, o diretor-geral da área de saúde da Nova Zelândia, Ashley Bloomfield, afirmou que a população precisa continuar "vigilante". E a primeira-ministra ressaltou a importância de continuar obedecendo as regras da quarentena para os resultados continuarem bons. "Qualquer ganho visto nesse momento é mérito do período de lockdown", disse ela.

Enquanto isso, neste domingo (3), o Brasil ultrapassou a marca de 100.000 casos confirmados e 7.025 mortes, segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, e se tornou o 6º país com o maior número de mortes pela doença no mundo.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEXAME-no-InstagramNova Zelândia

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos