Mundo

Nova pesquisa dá maioria absoluta aos socialistas na França

O segundo turno das eleições legislativas acontecerá no domingo, segundo uma nova pesquisa

Torre Eiffel: a enquete, do instituto Ipsos, prevê que os socialistas obterão entre 284 e 313 deputados na próxima Assembleia Nacional (Wikimedia Commons)

Torre Eiffel: a enquete, do instituto Ipsos, prevê que os socialistas obterão entre 284 e 313 deputados na próxima Assembleia Nacional (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2012 às 15h43.

Paris - O Partido Socialista (PS) obterá a maioria absoluta nas eleições legislativas francesas, cujo segundo turno acontecerá no domingo, segundo uma nova pesquisa divulgada nesta sexta-feira.

A enquete, do instituto Ipsos, prevê que os socialistas obterão entre 284 e 313 deputados na próxima Assembleia Nacional, na qual a maioria absoluta é assegurada a partir de 289 cadeiras.

A última enquete, publicada pelo instituto Ifop, dava aos socialistas entre 297 e 332 deputados.

A pesquisa da Ipsos acredita que os conservadores somarão entre 192 e 226 cadeiras, enquanto os ecologistas obterão entre 14 e 20 deputados e os neocomunistas, entre 12 e 13.

A OpinionWay, que fez sua pesquisa ontem e cruzou esses dados com projeções a partir do resultado do domingo passado, acredita que a direita, que tinha a maioria na Assembleia Nacional, terá de se conformar com algo entre 200 e 230 deputados.

Neste caso, os ecologistas subiriam para um número entre 12 e 18 cadeiras e a Frente de Esquerda (que inclui os comunistas) ficaria com algo entre oito e 12. Já a Frente Nacional teria até quatro deputados.

A maior dúvida do pleito de domingo é saber se os socialistas necessitarão do apoio dos ecologistas e neocomunistas da Frente de Esquerda para ter a maioria absoluta.

Por outro lado, o diário 'Le Parisien' publica uma pesquisa indicando que Ségolène Royal perderá na circunscrição de La Rochelle, no oeste do país, onde competirá no segundo turno contra o dissidente socialista Olivier Falorni.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPaíses ricosEuropaFrançaEleições

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza