Mundo

Nova Délhi fecha escolas após aumento da poluição

Nova Délhi registrava nesta quarta-feira, pelo segundo dia consecutivo, uma intensa nuvem de poluição, com níveis perigosos para a saúde

Poluição em Nova Délhi (Saumya Khandelwal/Reuters)

Poluição em Nova Délhi (Saumya Khandelwal/Reuters)

A

AFP

Publicado em 8 de novembro de 2017 às 08h59.

Todas as escolas de Nova Délhi permanecerão fechadas até domingo para proteger as crianças do forte aumento da poluição do ar, anunciou o governo da capital indiana.

"A deterioração da qualidade do ar em Nova Délhi não pode colocar em risco a saúde das crianças. Ordenamos o fechamento de todas as escolas de Nova Délhi até domingo", anunciou no Twitter Manis Sisodia, vice-ministro chefe da região.

A decisão é uma ampliação do fechamento das escolas do ensino básico anunciado na terça-feira.

Nova Délhi registrava nesta quarta-feira, pelo segundo dia consecutivo, uma intensa nuvem de poluição, com níveis perigosos para a saúde.

Às 13H00 locais (5H30 de Brasília), os medidores espalhados pela cidade mostravam níveis perigosos de partículas ultrafinas (PM2,5), entre 400 e 700 microgramas por metro cúbico (μg/m3). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda não superar 25 μg/m3 de média em 24 horas.

Os episódios de poluição são recorrentes no outono e inverno em Nova Délhi, que a OMS classificou em 2014 como a cidade mais contaminada do mundo.

Situações extremas como a enfrentada pela megalópole indiana provocam questionamentos sobre a sustentabilidade da maneira de viver em zonas tão populosas no momento em que a marca humana no clima está no centro da COP23, que acontece atualmente na Alemanha.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteNova DeliPoluição

Mais de Mundo

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês