Mundo

Nova Délhi fecha escolas após aumento da poluição

Nova Délhi registrava nesta quarta-feira, pelo segundo dia consecutivo, uma intensa nuvem de poluição, com níveis perigosos para a saúde

Poluição em Nova Délhi (Saumya Khandelwal/Reuters)

Poluição em Nova Délhi (Saumya Khandelwal/Reuters)

A

AFP

Publicado em 8 de novembro de 2017 às 08h59.

Todas as escolas de Nova Délhi permanecerão fechadas até domingo para proteger as crianças do forte aumento da poluição do ar, anunciou o governo da capital indiana.

"A deterioração da qualidade do ar em Nova Délhi não pode colocar em risco a saúde das crianças. Ordenamos o fechamento de todas as escolas de Nova Délhi até domingo", anunciou no Twitter Manis Sisodia, vice-ministro chefe da região.

A decisão é uma ampliação do fechamento das escolas do ensino básico anunciado na terça-feira.

Nova Délhi registrava nesta quarta-feira, pelo segundo dia consecutivo, uma intensa nuvem de poluição, com níveis perigosos para a saúde.

Às 13H00 locais (5H30 de Brasília), os medidores espalhados pela cidade mostravam níveis perigosos de partículas ultrafinas (PM2,5), entre 400 e 700 microgramas por metro cúbico (μg/m3). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda não superar 25 μg/m3 de média em 24 horas.

Os episódios de poluição são recorrentes no outono e inverno em Nova Délhi, que a OMS classificou em 2014 como a cidade mais contaminada do mundo.

Situações extremas como a enfrentada pela megalópole indiana provocam questionamentos sobre a sustentabilidade da maneira de viver em zonas tão populosas no momento em que a marca humana no clima está no centro da COP23, que acontece atualmente na Alemanha.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteNova DeliPoluição

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia