Mundo

Turquia terá o maior aeroporto do mundo em capacidade

Essa foi a primeira vez que Yildirim apontou a localização exata do terreno onde, a partir de 2015, será erguido o "aeroporto de maior capacidade de passageiros do mundo"


	Avião decola: por enquanto, Istambul dispõe de dois aeroportos, o de Atatürk, que movimenta 37 milhões de passageiros por ano, e o de Sabiha Gökçen
 (Getty Images)

Avião decola: por enquanto, Istambul dispõe de dois aeroportos, o de Atatürk, que movimenta 37 milhões de passageiros por ano, e o de Sabiha Gökçen (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2012 às 15h06.

Istambul - O Governo turco concretizou nesta segunda-feira os planos de construção do terceiro aeroporto de Istambul, que, com uma previsão de poder receber até 150 milhões de passageiros por ano, deverá assumir o posto de maior do mundo.

"O terceiro aeroporto será criado às margens do Mar Negro, entre os povoados de Yeniköy e Akpinar, e terá uma extensão de 90 milhões de metros quadrados", detalhou o ministro dos Transportes da Turquia, Binali Yildirim, em declarações à agência "Anadolu".

Essa foi a primeira vez que Yildirim apontou a localização exata do terreno onde, a partir de 2015, será erguido o "aeroporto de maior capacidade de passageiros do mundo", o qual terá cinco ou seis pistas e poderá receber até 150 milhões de pessoas por ano.

Após a conclusão de sua primeira fase, que poderia entrar em funcionamento já em 2016, o novo aeroporto de Istambul terá estrutura para receber 100 milhões de passageiros, um número que já é superior ao aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, tido como o maior do mundo no momento. Em 2011, esse aeroporto americano recebeu 92 milhões de pessoas.

Segundo Yildirim, o terreno onde será construído o novo aeroporto, situado a 35 quilômetros do centro de Istambul, está repleto de antigas minas de carvão, algumas com até 100 metros de profundidade, e que todas serão preenchidas logo no início da obra.

Por enquanto, Istambul dispõe de dois aeroportos, o de Atatürk, que movimenta 37 milhões de passageiros por ano, e o de Sabiha Gökçen, no lado asiático, com 12 milhões, embora tenha capacidade para receber quase o dobro. 

Acompanhe tudo sobre:AeroportosÁsiaEuropaSetor de transporteTransportesTurquia

Mais de Mundo

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Mais na Exame