Para Mitt Romeny, os eleitores de Obama “são pessoas que não pagam impostos” (Bill Pugliano/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 18 de setembro de 2012 às 16h59.
São Paulo – Ao contrário do que faz em público, Mitt Romney soltou o verbo durante um encontro privado com doadores do Partido Republicano. O porém: ele não sabia que estava sendo filmado.
O discurso do candidato à presidência mostrou com desdém suas considerações sobre os eleitores de seu concorrente na disputa à Casa Branca, Barack Obama. Esses americanos são penetras que não pagam impostos, que não assumem responsabilidade por suas próprias vidas, e que pensam que o governo deve tomar conta deles, disse o republicano.
Divulgado nesta segunda-feira pela Mother Jones, revista americana, o vídeo mostra Romney afirmando que os 47% dos eleitores que provavelmente votarão no democrata dependem do governo e acreditam serem vítimas. Para ele, o apoio a Obama existe pois os eleitores crêem que têm direito à saúde, à alimentação, à moradia e que o governo deveria dar isso a eles, diz o candidato, que continua: São pessoas que não pagam impostos.
Romney ainda prosseguiu afirmando que seu trabalho não é de se preocupar com essas pessoas. Eu nunca vou convencê-los de que devem assumir a responsabilidade pessoal e cuidar de suas vidas, comentou acidamente.
De acordo com o New York Times, o diretor de comunicação de Romney, Gail Gitcho, enviou um comunicado dizendo que o candidato está preocupado com o crescente número de pessoas que são dependentes do governo federal (...) e os 23 milhões de americanos que estão lutando para encontrar trabalho ". Já Jim Messina, gerente de campanha de Obama, declarou que é chocante como o republicano fez tais afirmações sobre praticamente metade da população americana.
Assista ao polêmico vídeo: