Mundo

"Cardeais foram me buscar no fim do mundo", diz novo papa

O novo papa se apresentou perante as dezenas de milhares de fiéis que enchiam a Praça de São Pedro do Vaticano vestido com a batina branca, mas sem o manto vermelho


	Jorge Mario Bergoglio é eleito novo papa, Francisco I: ele pediu aos fiéis que rezem a Deus que lhe abençoe e teve palavras de lembrança para Bento XVI.
 (REUTERS/100eos1d)

Jorge Mario Bergoglio é eleito novo papa, Francisco I: ele pediu aos fiéis que rezem a Deus que lhe abençoe e teve palavras de lembrança para Bento XVI. (REUTERS/100eos1d)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2013 às 17h19.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, disse nesta quarta-feira em seu primeiro pronunciamento aos fiéis que "parece que os cardeais foram buscar o novo pontífice no fim do mundo", em referência a seu país, a Argentina.

"Começamos este caminho da Igreja Católica Apostólica Romana, bispo e povo, juntos, em irmandade, amor e confiança recíproca. Rezemos uns pelos outros, por todo o mundo, para que haja uma grande irmandade. Este caminho deve dar frutos para a nova evangelização", declarou Francisco, em sua primeira aparição perante os fiéis após ser eleito pontífice.

O novo papa se apresentou perante as dezenas de milhares de fiéis que enchiam a Praça de São Pedro do Vaticano vestido com a batina branca, mas sem o manto vermelho.

"Irmãos e irmãs, boa tarde. Sabeis que o dever de um conclave é dar um bispo a Roma e parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo no fim do mundo, mas já estamos aqui", foram as primeiras palavras que pronunciou, no meio dos aplausos dos presentes e de várias bandeiras argentinas.

Depois pediu aos fiéis que rezem a Deus que lhe abençoe e teve palavras de lembrança para Bento XVI, que, segundo fontes oficiais vaticanas, acompanhou o anúncio e a apresentação do novo papa pela televisão.

Francisco deu sua primeira bênção Urbi et Orbi à cidade de Roma e a todo o mundo.

Acompanhe tudo sobre:Jorge Mario BergoglioPaíses ricosPapa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia