Mundo

Nos EUA, Trump diz ter "mente aberta" sobre acordo climático

Na campanha, Trump posicionava-se como cético em relação às mudanças climáticas

Donald Trump: a declaração sugere que ele poderia eventualmente decidir pela participação na iniciativa (Jonathan Ernst/Reuters)

Donald Trump: a declaração sugere que ele poderia eventualmente decidir pela participação na iniciativa (Jonathan Ernst/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de novembro de 2016 às 10h28.

Washington - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter uma "mente aberta" sobre se retirará ou não o país de um acordo climático internacional.

A declaração sugere que ele poderia eventualmente decidir pela participação na iniciativa. Na campanha, Trump posicionava-se como cético em relação às mudanças climáticas, privilegiando impulsionar a economia nacional para gerar empregos.

Durante entrevista na terça-feira ao jornal The New York Times, Trump disse também que não está em sua agenda pressionar por investigações contra a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, sua rival na disputa pela presidência.

"Eu não quero ferir os Clintons, realmente não", comentou. Questionado especificamente se pressionará pela investigação de Hillary, Trump disse: "Isso não é algo que sinta muito fortemente a respeito".

Na campanha, ele havia dito que queria "mandá-la para a cadeia" por ter usado um servidor privado para enviar mensagens como secretária de Estado e por suposto conflito de interesses entre essa função e doações recebidas pela Fundação Clinton.

Trump ainda se distanciou de um movimento de extrema-direita que declarou apoio a ele. "Não é um grupo que eu queira estimular. E se eles estão energizados, quero olhar para isso e descobrir o porquê", comentou ao jornal.

Questionado sobre um vídeo no qual nacionalistas brancos se reúnem em Washington, ele disse que condenava isso.

O presidente eleito também negou qualquer conflito de interesse em sua futura função pública e sua vida como empresário. Segundo ele, "a lei está totalmente do meu lado, o presidente não pode ter conflito de interesse". Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ClimaDonald TrumpMudanças climáticas

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia