Mundo

Nos EUA, terremoto de magnitude 6,4 abala o norte da Califórnia

O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o terremoto, relativamente raso, ocorreu 40 quilômetros ao sudoeste da cidade portuária de Eureka, no condado de Humboldt

EUA: As autoridades não divulgaram um alerta de tsunami (Omar Zaghloul/Anadolu Agency/Getty Images)

EUA: As autoridades não divulgaram um alerta de tsunami (Omar Zaghloul/Anadolu Agency/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 20 de dezembro de 2022 às 11h22.

Última atualização em 20 de dezembro de 2022 às 11h23.

Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu a costa do norte da Califórnia nesta terça-feira (20), provocando pequenos deslizamentos de rochas e deixando milhares de pessoas sem luz, mas não há relatos de vítimas, ou grandes danos até o momento. 

O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o terremoto, relativamente raso, ocorreu 40 quilômetros ao sudoeste da cidade portuária de Eureka, no condado de Humboldt.

As autoridades não divulgaram um alerta de tsunami. Em uma avaliação preliminar, o USGS citou uma probabilidade reduzida de vítimas, mas afirmou que alguns danos eram possíveis.

O fornecimento de energia elétrica foi afetado, com quase 60.000 residências sem eletricidade no condado de Humboldt, segundo o poweroutage.us.

"Não há energia elétrica em todo condado. Não ligue para 911, exceto em caso de emergência imediata", tuitou o Departamento de Emergências de Humboldt.

O USGS relatou cerca de uma dúzia de pequenos tremores secundários na área, que fica cerca de 400 quilômetros ao noroeste de San Francisco.

Uma estrada desabou, bloqueando o acesso à cidade de Fernbridge, tuitou Dania Romero, repórter do canal de televisão KAEF.

Fotos e vídeos publicados nas redes sociais mostram janelas quebradas, móveis jogados nas casas e um corredor de supermercado cheio de produtos espalhados.

Também houve relatos de escombros e pequenos deslizamentos de rochas ao longo de uma rota central que liga o condado de Humboldt ao centro da Califórnia.

A Califórnia registra com frequência tremores e os sismólogos alertam para a possibilidade de um terremoto capaz de provocar uma destruição generalizada neste estado da costa oeste dos Estados Unidos nos próximos 30 anos.

Em 1994, um terremoto de 6,7 graus em Northridge, ao noroeste de Los Angeles, deixou pelo menos 60 mortos e provocou danos calculados em US$ 10 bilhões. Em 1989, um terremoto de 6,9 graus em São Francisco matou 67 pessoas.

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaTerremotos

Mais de Mundo

Em crise na aviação civil, Boeing manda astronautas ao espaço, que ficam presos em estação espacial

Fundador do Wikileaks: relembre oito fatos sobre o processo de Assange

Assange será um 'homem livre' após audiência em tribunal americano, afirma esposa

Quem é Julian Assange, fundador do Wikileaks que vai se declarar culpado nos EUA?

Mais na Exame