Mundo

Nordeste perdeu 80% de recifes de corais em 50 anos

A perda de biodiversidade foi maior nas regiões mais próximas das grandes metrópoles nordestinas


	Entre os fatores que podem ter contribuído para o desaparecimento dos recifes de corais no litoral nordestino está a extração ilegal para fabricação de cal
 (Wikimedia Commons)

Entre os fatores que podem ter contribuído para o desaparecimento dos recifes de corais no litoral nordestino está a extração ilegal para fabricação de cal (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2012 às 16h20.

São Paulo - O estudo Monitoramento de Recifes de Corais no Brasil, promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), apontou que a faixa do litoral brasileiro que vai do nordeste do Rio Grande do Norte ao sul do Bahia perdeu 80% de seus recifes de corais nas últimas cinco décadas.

Considerados ecossistemas costeiros, os recifes de corais são compostos por, pelo menos, 18 espécies diferentes de corais, além de outros seres vivos - entre eles, algas e alguns peixes, como o garoupa, o peixe-papagaio e o peixe-cirurgião. De acordo com a pesquisa, coordenada pela professora Beatrice Padovani, da UFPE, a perda desse tipo de biodiversidade foi maior nas regiões mais próximas das grandes metrópoles do Nordeste.

Entre os fatores que podem ter contribuído para o desaparecimento dos recifes de corais no litoral nordestino estão: extração ilegal para fabricação de cal; pesca predatória; poluição doméstica e industrial; aumento da temperatura dos mares e maior frequência de fenômenos como o El Niño.

O estudo ainda revela que os recifes de corais mais protegidos do Brasil são aqueles que vivem em unidades de conservação, como o Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, e aponta algumas medidas que podem ser adotadas pelo poder público em prol da conservação dessas espécies. Entre elas: aumentar a recuperação de matas ciliares; controlar o manejo de bacias hidrográficas e  onservar áreas de mangue.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteRegião NordesteOceanos

Mais de Mundo

Petro diz que Trump tem 'cérebro senil' após ser acusado de narcotráfico

Venezuela deve fornecer até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA, diz Trump

Presidente interina da Venezuela diz que 'não há agente externo' governando o país

Trump considera usar Forças Armadas dos EUA para obter a Groenlândia, diz Casa Branca