Mundo

No México, 132 prisioneiros fogem na fronteira com os EUA

Os detentos usaram um túnel subterrâneo na fuga

Os agentes da penitenciária estão sob investigação
 (Hector Guerrero/AFP)

Os agentes da penitenciária estão sob investigação (Hector Guerrero/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2012 às 09h48.

México - Ao menos 132 presos escaparam na segunda-feira da Penitenciária de Piedras Negras, no norte do México, na zona da fronteira com os Estados Unidos, informaram as autoridades de Coahuila nesta terça.

O porta-voz da Secretaria de Segurança de Coahuila, Sergio Sisbeles Alvarado, confirmou ao site do jornal Milenio que 132 presos fugiram por um túnel escavado a partir da carpintaria do Centro de Readaptação Social de Piedras Negras".

O diretor da unidade penal presta depoimento à polícia no momento e os agentes penitenciária estão sob investigação.

Segundo a Procuradoria de Coahuila, às 15H25 local (17H25 Brasília) foi emitido um alerta na penitenciária de Piedras Negras, que "realizou uma contagem dos detentos (...) e determinou a fuga de 132 internos, dos quais se verifica a identidade e o crime".

Os presos "utilizaram um túnel com diâmetro de entrada e saída de aproximadamente 1,2 metro, profundidade de 2,9 metros e 7 metros de distância". "A entrada estava na antiga carpintaria e a saída próxima à torre 6, onde cortaram o arame farpado e fugiram", assinalou a Procuradoria.

O município de Piedras Negras, 1.290 km ao norte da capital mexicana, faz fronteira com a cidade americana de Eagle Pass, no Texas.

O procurador de Coahuila, Homero Ramos, disse à imprensa que a patrulha de fronteira dos Estados Unidos e o Exército mexicano participam das operações de busca dos fugitivos.

Em 17 de dezembro de 2010 ocorreu a maior fuga de presos da história do México, quando 141 detentos escaparam da prisão de Nuevo Laredo, no estado de Tamaulipas (nordeste).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEstados Unidos (EUA)MéxicoPaíses ricosPrisões

Mais de Mundo

Eleições na Irlanda: três partidos têm chance de vitória na disputa desta sexta

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia