Nicarágua: "Diante da emergência nacional gerada pelo furacão Otto e pelo terremoto que acaba de ter impacto em nosso litoral e com consequências imprevisíveis (...), declara-se estado de emergência nacional em todo o país" (Oswaldo Rivas/Reuters)
EFE
Publicado em 24 de novembro de 2016 às 17h53.
Última atualização em 24 de novembro de 2016 às 18h55.
Manágua - O governo da Nicarágua decretou estado de emergência em todo o país a partir desta quinta-feira, já que o país está afetado pela passagem do furacão Otto, de categoria 2, e sob alerta de um tsunami após o terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter que sacudiu seu litoral Pacífico norte.
"Diante da emergência nacional gerada pelo furacão Otto e pelo terremoto que acaba de ter impacto em nosso litoral e com consequências imprevisíveis (...), declara-se estado de emergência nacional em todo o país", disse a primeira-dama e coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo.
O governo instruiu o Sistema Nacional de Prevenção de Desastres (Sinapred) a continuar em elevada vigilância e alerta em todo o país.
O alerta de tsunami vale para as cidades de todo o litoral Pacífico da Nicarágua, disse Murillo.
As ondas, previstas para de 30 centímetros a um metro, impactarão principalmente o noroeste da Nicarágua, nas proximidades do Golfo de Fonseca, segundo as autoridades.
"Pedimos às pessoas que estão na praia para que saiam, para que vão a um lugar seguro e esperem pelo menos uma hora", disse o assessor científico do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter), Wilfried Strauch.
Já o furacão Otto, de categoria 2, castiga nesta quinta-feira a costa caribenha nicaraguense, na fronteira com a Costa Rica, e por isso o país já retirou de casa milhares de pessoas.
O governo da Nicarágua estendeu o alerta vermelho a todo o sul de seu território, com mais de um milhão de habitantes, antes da passagem do furacão.
As aulas em todo o país estão suspensas, incluindo nas instituições particulares.