Mundo

Nevascas fazem milhões de pessoas ficarem em casa nos EUA

Milhões de residentes estão reclusos em suas casas para esperar que cesse a gigantesca tormenta que assola a costa leste dos EUA


	Mulher esquia durante nevasca
 (Carlo Allegri/Reuters)

Mulher esquia durante nevasca (Carlo Allegri/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2016 às 09h18.

Washington - Diante das previsões meteorológicas e das severas advertências das autoridades, dezenas de milhões de residentes do norte da Geórgia até Nova Jersey estão reclusos em suas casas para esperar que cesse a gigantesca tormenta que assola a costa leste dos EUA.

As primeiras nevascas foram registradas na sexta-feira, porém o pior está por vir, com fortes ventos e tempestades, que podem deixar até 60 centímetros de neve e provocar inundações nas regiões costeiras. O Serviço Nacional de Meteorologia alerta para "condições de tormenta perigosas" ao longo deste sábado.

Por causa disso, antes mesmo da neve começar a cair nesta sexta-feira, foi declarado estado de emergência em várias regiões. Escolas, órgãos governamentais e sistemas de transporte estão fechados desde a Geórgia, no sul dos EUA, até a cidade de Nova York.

Em Washington, o governo federal fechou seus escritórios ao meio-dia de sexta-feira e o transporte público vai ficar fechado até domingo. O presidente Barack Obama, recluso na Casa Branca, foi um dos muitos que ficaram em suas residências.

"Encontrem um lugar seguro e permaneçam nele", disse a prefeita de Washington, Muriel Bowser, a moradores e turistas.

O gelo e a neve complicam os deslocamentos, com milhares de acidentes e ao menos nove mortes nas estradas da região. Até a meia-noite de sábado (hora local, 3h de Brasília) a polícia do Estado da Virgínia havia reportado 989 batidas desde o início das tempestades e quase 800 veículos com problemas.

Cerca de 7,6 mil voos foram cancelados entre ontem e hoje, o equivalente a 15% dos serviços das empresas aéreas, de acordo com o serviço de rastreamento de voos FlightAware. As companhias esperam voltar a operar na normalidade no domingo à tarde.

A previsão é que caia ao menos 60 centímetros de neve em Washington e Baltimore, além de quase a mesma quantidade na Filadélfia.

Na noite de sexta-feira, regiões de Kentucky, Virgínia e Carolina do Norte tinham mais de 30 centímetros de neve. Já na Pensilvânia, Carolina do Sul e Tennessee, havia pouco mais de 15 centímetros de gelo. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ClimaEstados Unidos (EUA)NevePaíses ricos

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma