Exame Logo

Premiê de Israel ordena ofensiva terrestre na Faixa de Gaza

Segundo comunicado, Netanyahu instruiu os militares para iniciar uma ofensiva terrestre na Faixa de Gaza

Comboio de tanques israelenses perto da fronteira com a Faixa de Gaza (Ronen Zvulun/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2014 às 18h20.

Jerusalém - O primeiro-ministro de Israel , Benjamin Netanyahu, instruiu os militares nesta quinta-feira a começar uma ofensiva terrestre na Faixa de Gaza , informou um comunicado oficial do seu gabinete.

Testemunhas da Reuters e moradores de Gaza relataram artilharia pesada, bombardeios navais e disparos de helicópteros ao longo da fronteira.

Veja também

“O primeiro-ministro e o ministro da Defesa instruíram as Forças de Defesa de Israel a iniciar uma operação terrestre nesta noite a fim de alvejar os túneis terroristas de Gaza para Israel", afirma a declaração.

Israel e os militantes palestinos do enclave densamente povoado travam combates transfronteiriços há dez dias.

Os militares israelenses dizem que os militantes de Gaza dispararam mais de 1.300 foguetes contra o seu país, e autoridades de saúde palestinas afirmam que 233 palestinos foram mortos por ataques aéreos e navais de Israel. Um civil israelense foi morto por um disparo oriundo de Gaza.

Um comunicado dos militares israelenses declarou que a operação irá incluir “infantaria, pelotões blindados, pelotões de engenheiros, artilharia e inteligência, aliados ao apoio aéreo e naval”.

Antes do amanhecer desta quinta-feira, cerca de uma dúzia de combatentes palestinos atravessaram a fronteira por túneis e emergiram perto de uma comunidade israelense. Pelo menos um foi morto quando aeronaves de Israel bombardearam o grupo, relataram os militares.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, lamentou o agravamento das hostilidades entre israelenses e palestinos e pediu que Israel faça mais para conter a morte de civis.

Texto atualizado às 18h19min, com mais informações.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseFaixa de GazaGuerrasHamasIsraelPalestina

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame