Netanyahu diz que Rohani continua a mostrar decepção

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que o presidente iraniano continua a mostrar decepção

Davos - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira que o presidente iraniano, "(Hassan) Rohani continua com a mostrar decepção", já que ao mesmo tempo em que fala de paz com os países do Oriente Médio, rejeita reconhecer o Estado de Israel.

Netanyahu afirmou no Fórum Econômico Mundial realizado na cidade suíça de Davos que "enquanto condena matar inocentes, dúzias de inocentes foram executados recentemente no Irã".

"Ao mesmo tempo em que Rohani fala de uma aproximação positiva com a tecnologia, ele adverte aos iranianos contra a navegação livre pela internet", declarou o primeiro-ministro de Israel.

Para ele, o Irã não está interessado em um projeto nuclear com propósitos militares, e continua fortalecendo suas centrífugas e reatores de água pesada a pressão e o armamento com mísseis intercontinentais. "O único propósito são as armas nucleares", disse Netanyahu.

Rohani "admitiu que há uma década seu país enganou o Ocidente para avançar no programa nuclear iraniano. Hoje vai fazer isto também", informou Netanyahu.

O objetivo do regime dos aiatolás iranianos que se esconde "após o sorriso de Rohani" é relaxar as sanções internacionais sem ceder em seu programa de produção de armas nucleares, afirmou o primeiro-ministro israelense.

Além disso, Netanyahu ressaltou que a comunidade internacional deve advertir o Irã sobre as possíveis consequências de sua política encaminhada a produzir armas nucleares.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.