Mundo

Para não demitir Cartaxo, Lula tira Receita da apuração

Lula quer que a Polícia Federal assuma as investigação e que a Receita fique apenas com o processo disciplinar dos seus funcionários

Lula não quer demitir o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo (.)

Lula não quer demitir o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Brasília - Em vez de demitir o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ordenou ontem ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, que a Polícia Federal assuma integralmente a investigação das violações de sigilo fiscal dos políticos e familiares de tucanos aliados do presidenciável José Serra (PSDB).

 A Receita fica só com o processo disciplinar dos seus funcionários.

O acirramento da disputa eleitoral e judicial entre PT e PSDB adiou a exoneração de Cartaxo. Os assessores da Presidência avaliam que a candidata Dilma Rousseff (PT) está enfrentando um "golpe eleitoral" e que este não é o momento de oferecer a cabeça de Cartaxo aos tucanos.

A decisão de concentrar a investigação na PF parte do princípio de que a instituição policial tem mais credibilidade para o trabalho. Também tira o foco da suspeição de cima da Receita. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias relacionadas à política

Siga as últimas notícias de eleições 2010

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010Luiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadoresreceita-federal

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia