Mundo

Raúl Castro encontra Lula, Medvedev e Correa

O presidente de Cuba participa da cúpula Rio+20, mas já realizou vários encontros bilaterais

Raúl Castro: os encontros, de acordo com a imprensa cubana, tinham o objetivo de avaliar o estado atual da relação bilateral da ilha com estes países (Adalberto Roque/AFP)

Raúl Castro: os encontros, de acordo com a imprensa cubana, tinham o objetivo de avaliar o estado atual da relação bilateral da ilha com estes países (Adalberto Roque/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2012 às 11h38.

Havana - O presidente de Cuba, Raúl Castro, que participa da cúpula Rio+20, realizou vários encontros bilaterais no Rio de Janeiro, destacando um com Luiz Inácio Lula da Silva e outros com o primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, e com o presidente equatoriano, Rafael Correa.

Segundo a imprensa cubana, Raúl Castro e Lula, 'dois grandes e velhos amigos', realizaram um 'emotivo encontro e mantiveram uma amena conversa sobre diferentes temas de interesse'. Apesar de ter destacado esse encontro, os jornais locais não apresentaram mais detalhes sobre o conteúdo desta reunião.

Na Rio+20, o presidente cubano também se reuniu com o governante equatoriano, Rafael Correa, e com o primeiro-ministro da Rússia, Dimtri Medvedev.

Raúl Castro também foi visto com o presidente de Cabo Verde, José Carlos Fonseca; do Turcomenistão, Kurbanguly Berdimujamédov; o vice-presidente de Angola, Fernando da Piedade dos Santos; o primeiro-ministro do Nepal, Barburam Bhattarai, e o vice-presidente das Seicheles, Danny Faure.

Os encontros, de acordo com a imprensa cubana, tinham o objetivo de avaliar o estado atual da relação bilateral da ilha com estes países, o conteúdo da cúpula Rio+20 e outros temas de caráter internacional.

Em seu discurso na conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, realizado nesta quinta-feira, Raúl Castro propôs o fim dos arsenais nucleares e também defendeu o desarmamento de todas as nações.

Citando os países industrializados e o modelo neoliberal como duas das principais causas para a crise da sociedade moderna, o presidente cubano pediu aos governantes presentes para deixar de lado 'as justificativas e egoísmos' para buscar soluções 'Desta vez, todos, absolutamente todos, pagaremos pelas consequências da mudança climática', advertiu Castro. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaDiplomaciaRio+20

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil