Mundo

Na reta final, Romney busca transformar empolgação em votos

Republicano iniciou a arrancada final na corrida pela Casa Branca buscando aproveitar o impulso dos três debates contra Barack Obama para dar ânimo a seus partidários

Candidato republicano Mitt Romney e seu vice, Paul Ryan (Brian Snyder/Reuters)

Candidato republicano Mitt Romney e seu vice, Paul Ryan (Brian Snyder/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2012 às 08h13.

Morrison - O candidato republicano à Presidência dos EUA, Mitt Romney, iniciou a arrancada final na corrida pela Casa Branca buscando aproveitar o impulso dos três debates contra o presidente Barack Obama para dar ânimo a seus partidários, em uma disputa extremamente acirrada.

Apesar de Obama ter sido considerado pelas pesquisas o vencedor do debate de segunda-feira sobre política externa, Romney foi reconhecido por ter um desempenho bom o suficiente para passar no teste de "comandante-em-chefe".

O republicano subiu nas pesquisas desde que venceu Obama no primeiro debate, em 3 de outubro, e estava apenas 1 ponto percentual atrás em uma pesquisa Reuters/Ipsos nesta terça-feira, que mostrou Obama na frente com 47 a 46 por cento. Uma pesquisa Washington Post/ABC deu a liderança a Romney, com vantagem de 49 a 48 por cento.

"Estes debates deram uma super recarregada em nossa campanha, não há dúvidas sobre isso", disse Romney em um comício, na terça-feira, no Estado de Nevada.

Nós estamos vendo mais e mais entusiasmo, mais e mais apoio. Nós vamos garantir que essas campanhas e as mensagens destes debates, ou melhor, estas mensagens, continuem espalhando-se por todo o país", disse o candidato ao público, estimado por sua campanha em 6.000 pessoas, em Henderson, Nevada.

No que foi o maior comício de sua campanha até agora, uma multidão de até 10.000 pessoas se reuniram --e milhares mais ficaram do lado de fora-- para ouvir Romney e o músico Kid Rock no Anfiteatro Red Rocks, em Colorado, outro Estado que pode ser fundamental para as esperanças dos republicanos.

"Estamos na reta final agora, e eu acho que o povo do Colorado vai nos levar até lá", disse Romney, que estava acompanhado por seu candidato à vice, Paul Ryan.

Romney deve passar a maior parte dos últimos dias antes da votação, em 6 de novembro, no crucial Estado de Ohio. Nenhum republicano já chegou à Casa Branca sem a vitória nesse Estado no colégio eleitoral.

Agora que os debates acabaram, Romney voltou toda a sua atenção para o contato com os eleitores e não tem mais eventos para arrecadação de fundos programados, embora sua esposa Ann e Ryan ainda tenham eventos desse tipo na agenda.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições americanasEstados Unidos (EUA)Mitt RomneyPaíses ricosPartido Republicano (EUA)Políticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia