Mundo

AES vai investir US$ 1,3 bilhão em geradora na Bulgária

Emergentes europeus estão crescendo pelo menos 4% ao ano nos últimos quatro anos e tornaram-se atrativos para investimentos estrangeiros em infra-estrutura

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A empresa de energia americana AES (controladora, no Brasil, da Eletropaulo) está apostando no crescimento econômico do leste europeu e vai investir 1,3 bilhão de dólares em um projeto de geração de energia na Bulgária. Segundo o presidente executivo da companhia, Paul Hanrahan, a iniciativa será a primeira de uma série direcionada aos países emergentes da Europa.

O mercado de energia elétrica nestes países está cada vez mais atrativo. Romênia e Bulgária, que pretendem ingressar na União Européia em 2007, estão registrando taxas de expansão econômica anual de pelo menos 4% nos últimos quatro anos, quase o dobro da média dos países-membros da UE.

Segundo reportagem do diário americano The Wall Street Journal, a AES está interessada em adquirir as distribuidoras e geradoras estatais da Romênia e considera aquisições na Polônia e Turquia. O Banco Mundial calcula que a região necessita de 17,6 bilhões de dólares para atualizar o parque energético existente ou construir novas plantas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump ameaça Irã novamente e diz que 'grande força está a caminho'

Após Trump recuar em tarifas, UE avalia retomar votação do acordo comercial com os EUA

Governo dos EUA apresenta plano de desenvolvimento da 'Nova Gaza'

China lidera ranking global de indústrias mais avançadas