Mundo

Mugabe completa 90 anos fora do Zimbábue

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, completa 90 anos em Singapura

Robert Mugabe, presidente do Zimbábue: Mugabe já governou o Zimbábue durante 34 anos (Andrew Harrer/Bloomberg News)

Robert Mugabe, presidente do Zimbábue: Mugabe já governou o Zimbábue durante 34 anos (Andrew Harrer/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2014 às 10h57.

Harare - O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, completa nesta sexta-feira 90 anos em Singapura e, pela primeira vez, comemorará seu aniversário fora do país, onde seus simpatizantes festejarão a longa vida do líder mais velho da África.

Mugabe, que em julho passado iniciou seu sétimo mandato e já governou o Zimbábue durante 34 anos, viajou para Singapura para operar cataratas no olho, segundo fontes oficiais.

O porta-voz do líder, George Charamba, disse nesta semana que Mugabe voltaria "a tempo" para a luxuosa festa de US$ 1 milhão organizada no próximo domingo em sua homenagem pelo partido governante, a União Nacional Africana do Zimbábue - Frente Patriótica (Zanu-PF), em Marondera, no leste do país.

Os veículos de comunicação públicos praticamente não mencionaram hoje a ausência do presidente na data tão lembrada nas canções de aniversário transmitidas pela emissora estatal "ZBC".

O diário oficial "The Herald" traz ainda um suplemento de 20 páginas de anúncios comemorando o aniversário, muitos deles pagos por companhias estatais deficitárias.

Os rumores sobre o mau estado de saúde de Mugabe perseguiram o líder por anos, sobretudo por causa de um telegrama revelado pelo Wikileaks que revelou em 2011 que o veterano líder do Zanu-PF tem câncer de próstata.

Na conversa divulgada, o governador do Banco Central do Zimbábue, Gideon Gono, informava em 2008 ao então embaixador americano em Harare, James McGee, que Mugabe estava doente e teria mais cinco anos de vida.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaZimbábue

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia