Mundo

Mugabe completa 90 anos fora do Zimbábue

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, completa 90 anos em Singapura

Robert Mugabe, presidente do Zimbábue: Mugabe já governou o Zimbábue durante 34 anos (Andrew Harrer/Bloomberg News)

Robert Mugabe, presidente do Zimbábue: Mugabe já governou o Zimbábue durante 34 anos (Andrew Harrer/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2014 às 10h57.

Harare - O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, completa nesta sexta-feira 90 anos em Singapura e, pela primeira vez, comemorará seu aniversário fora do país, onde seus simpatizantes festejarão a longa vida do líder mais velho da África.

Mugabe, que em julho passado iniciou seu sétimo mandato e já governou o Zimbábue durante 34 anos, viajou para Singapura para operar cataratas no olho, segundo fontes oficiais.

O porta-voz do líder, George Charamba, disse nesta semana que Mugabe voltaria "a tempo" para a luxuosa festa de US$ 1 milhão organizada no próximo domingo em sua homenagem pelo partido governante, a União Nacional Africana do Zimbábue - Frente Patriótica (Zanu-PF), em Marondera, no leste do país.

Os veículos de comunicação públicos praticamente não mencionaram hoje a ausência do presidente na data tão lembrada nas canções de aniversário transmitidas pela emissora estatal "ZBC".

O diário oficial "The Herald" traz ainda um suplemento de 20 páginas de anúncios comemorando o aniversário, muitos deles pagos por companhias estatais deficitárias.

Os rumores sobre o mau estado de saúde de Mugabe perseguiram o líder por anos, sobretudo por causa de um telegrama revelado pelo Wikileaks que revelou em 2011 que o veterano líder do Zanu-PF tem câncer de próstata.

Na conversa divulgada, o governador do Banco Central do Zimbábue, Gideon Gono, informava em 2008 ao então embaixador americano em Harare, James McGee, que Mugabe estava doente e teria mais cinco anos de vida.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaZimbábue

Mais de Mundo

Campanha eleitoral dos EUA registra gastos recorde de US$ 15,9 bilhões

Eleições nos EUA: primeiros 100 mil votos apurados mostram Trump com 68% e Kamala com 29%

Eleições nos EUA: urnas começam a fechar às 20h; acompanhe os primeiros resultados