Mundo

Morrem 51 baleias-piloto encalhadas no oeste da Austrália

Voluntários tentam ajudar os animais em meio a riscos de tubarões, ondas e maquinaria pesada

O fenômeno é comum na Austrália e Nova Zelândia (AFP/AFP Photo)

O fenômeno é comum na Austrália e Nova Zelândia (AFP/AFP Photo)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de julho de 2023 às 12h46.

Cinquenta e uma baleias-piloto morreram depois de encalharem em uma praia no oeste da Austrália, mas as autoridades disseram, nesta quarta-feira, 26, que esperam que outros 45 cetáceos sobrevivam.

A manada, de quase cem baleias-piloto foi avistada na terça-feira na praia Cheynes, 400 km ao sudeste de Perth. Apesar dos esforços de voluntários e especialistas, dezenas morreram durante a noite.

Operações de resgate

Peter Hartley, que supervisiona as operações de resgate, indicou que as baleias estavam sendo monitoradas por especialistas e, assim que se recuperassem, seriam conduzidas por voluntários em caiaques ao alto-mar.

"Estamos otimistas, temos que ser otimistas", declarou, admitindo que a situação é "altamente estressante para todos, voluntários e funcionários".

Um porta-voz do serviço de Parques e Meio Ambiente indicou que o departamento recebeu "centenas de ofertas de ajuda", mas que contava com voluntários suficientes, por isso a população deveria manter-se "afastada da praia por razões de segurança".

"Na área de resgaste há vários riscos, incluindo baleias grandes, angustiadas e possivelmente doentes, tubarões, ondas, maquinaria pesada e barcos", explicou.

O fenômeno é comum na Austrália e Nova Zelândia.

Em outubro de 2020, cerca de 500 baleias-piloto morreram após encalharem nas Ilhas Chatham, um arquipélago remoto da Nova Zelândia.

Os cientistas não conseguiram explicar porque elas encalham, mas alguns pesquisadores apontam que pode ser devido a fato de as manadas se aproximarem demais da costa para se alimentar

Acompanhe tudo sobre:MortesAnimaisOceanos

Mais de Mundo

Por que as turbulências tem sido mais frequentes? Resposta pode estar nas mudanças climáticas

EUA rejeitam anúncio de europeus: Estado Palestino deve ocorrer por 'negociações diretas'

Milei fará show de rock e lançará livro contra o socialismo em evento em Buenos Aires

Mais na Exame