Mundo

Tragédia na Austrália: quase 100 baleias-piloto encalhadas morrem apesar dos esforços de resgate

O grupo de baleias foi encontrado na terça-feira em Cheynes Beach, na Austrália

Cerca de 250 voluntários se juntaram a 100 especialistas em vida selvagem em uma luta em vão para salvar os animais (AFP/AFP Photo)

Cerca de 250 voluntários se juntaram a 100 especialistas em vida selvagem em uma luta em vão para salvar os animais (AFP/AFP Photo)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 27 de julho de 2023 às 08h20.

Quase 100 baleias-piloto encalhadas em uma praia do oeste da Austrália morreram, apesar das tentativas desesperadas de resgate, informaram autoridades nesta quinta-feira, 27.

O grupo de 97 baleias-piloto foi encontrado na terça-feira em Cheynes Beach, cerca de 400 km a sudeste de Perth. Cinquenta e uma morreram durante a noite de terça para quarta-feira.

Esforços no resgate

Cerca de 250 voluntários se juntaram a 100 especialistas em vida selvagem em uma luta em vão para salvar os animais na quarta-feira.

"Voluntários e todos os outros tentaram conduzi-los para o fundo do mar, mas eles voltaram para a praia", disse à AFP uma porta-voz do serviço de Parques e Meio Ambiente.

"Nesse caso, os veterinários os examinaram e foi decidido que, para seu bem-estar, deveriam ser sacrificados", acrescentou.

O responsável pela operação de resgate, Peter Hartley, agradeceu às pessoas que tentaram salvar as baleias pelo "enorme esforço" em águas de baixa temperatura.

"É provavelmente uma das decisões mais difíceis em meus 34 anos trabalhando com a vida selvagem", disse ele a jornalistas nesta quinta-feira.

O fenômeno das baleias-piloto encalhadas nas praias é comum na Austrália e na Nova Zelândia.

Em outubro passado, cerca de 500 baleias-piloto morreram após ficarem encalhadas nas Ilhas Chatham, um remoto arquipélago da Nova Zelândia.

Os cientistas não conseguiram explicar por que as baleias encalham sozinhas, mas alguns pesquisadores dizem que pode ser porque chegam muito perto da costa para se alimentar.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

Acompanhe tudo sobre:MortesAnimaisAustrália

Mais de Mundo

Suprema Corte dos EUA anula proibição de acessório que converte armas em metralhadoras

Israel bombardeia Gaza e tensões continuam na fronteira com o Líbano

Em cúpula do G7, Lula e Milei dividem primeira agenda internacional de forma discreta

Líderes do G7 criticam decisão da Venezuela de retirar convite a observadores eleitorais da UE

Mais na Exame