Mundo

Morre Alexei Abrikosov, ganhador do Nobel de Física em 2003

Abrikosov recebeu o prêmio em conjunto com dois outros físicos por suas contribuições pioneiras para a teoria dos supercondutores e superfluidos

Alexei Abrikosov: o físico vivia nos Estados Unidos há 25 anos (Kevin Tanaka/Getty Images)

Alexei Abrikosov: o físico vivia nos Estados Unidos há 25 anos (Kevin Tanaka/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 30 de março de 2017 às 11h13.

Moscou - O físico teórico soviético naturalizado americano Alexei Abrikosov, ganhador do prêmio Nobel de Física em 2003, morreu aos 89 anos, informou nesta quinta-feira a emissora de rádio "Eco de Moscou".

O ex-ministro de Educação da Rússia, Dmitri Livanov, foi quem comunicou à emissora de rádio a morte do acadêmico, mas não foi informada a causa, nem outras circunstâncias de sua morte.

Abrikosov recebeu o Nobel de Física em 2003 em conjunto com o também russo Vitaly Ginzburg e o britânico-americano Anthony J. Legget, por "suas contribuições pioneiras para a teoria dos supercondutores e os superfluidos", segundo o Comitê do Nobel da Academia Real de Ciências da Suécia.

Nascido em 1928 em Moscou, Abrikosov adotou a dupla cidadania russo-americana em 1999, e vivia nos Estados Unidos há 25 anos, mas, antes de emigrar, já tinha recebido vários prêmios em seu país de origem.

Abrikosov foi membro da Academia Russa das Ciências e professor do Instituto Landau de Física Teórica. Após deixar a Rússia, trabalhou na Universidade de Illinois, em Chicago (EUA), na Universidade de Utah (EUA), na de Laoughborough (Reino Unido) e no Laboratório Nacional de Argonne (EUA).

Acompanhe tudo sobre:FísicaMortesPrêmio Nobel

Mais de Mundo

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos

China amplia isenção de visto para turistas de nove países, incluindo Coreia do Sul e Noruega