Mundo

MME: concessão de Belo Monte pode ser antecipada

São Paulo - A assinatura do contrato de concessão da usina de Belo Monte (PA) pode ser antecipada para a segunda quinzena deste mês, afirmou hoje o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), José Antonio Coimbra. "Temos a expectativa de antecipar a assinatura do contrato de concessão para agosto, mas isso dependerá da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - A assinatura do contrato de concessão da usina de Belo Monte (PA) pode ser antecipada para a segunda quinzena deste mês, afirmou hoje o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), José Antonio Coimbra.

"Temos a expectativa de antecipar a assinatura do contrato de concessão para agosto, mas isso dependerá da apresentação das garantias pelos investidores", afirmou o executivo, que participou do 11º Encontro Internacional de Energia, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Pelo atual cronograma do edital do leilão, a assinatura do contrato de concessão está marcada para o dia 15 de setembro deste ano - data que o governo federal pretende antecipar. Para que isso seja possível, a concessionária Norte Energia deve depositar a garantia de fiel cumprimento até o dia 16 de agosto.

"Assim que a concessionária efetuar a garantia, temos a condição de antecipar a assinatura do contrato", disse Coimbra. Pela regras da licitação, a garantia de fiel cumprimento equivale a 5,5% do valor do investimento da usina, que é estimado pelo governo em R$ 19 bilhões.

A intenção de antecipar a assinatura do contrato de concessão faz parte dos planos da concessionária para iniciar o quanto antes as obras da hidrelétrica, que terá 11 mil megawatts (MW) de capacidade. O objetivo da empresa é começar a construção de Belo Monte no próximo mês. Para que isso ocorra, no entanto, ainda são necessárias as licenças ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A usina está prevista para entrar em operação comercial em 2015.

Leia mais sobre Belo Monte

Siga as últimas notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBelo MonteDados de BrasilEnergia elétricaHidrelétricasUsinas

Mais de Mundo

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Mais na Exame