Mundo

Ministros confirmam presença na reunião da Unasul

Dez chanceleres estão confirmados, faltando apenas a confirmação de dois países

A reunião da Unasul, também integrada pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, será realizada em um hotel da capital paraguaia (Jorge Bernal/AFP)

A reunião da Unasul, também integrada pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, será realizada em um hotel da capital paraguaia (Jorge Bernal/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2012 às 21h59.

Assunção - Os chanceleres de dez dos 12 países-membros da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) confirmaram suas presenças na reunião que será realizada no próximo sábado em Assunção, informou nesta terça-feira uma fonte oficial.

'Praticamente dez chanceleres estão confirmados. Esta faltando somente a confirmação de dois países, mas de todos os modos eles estarão representados em seu mais alto nível', disse o chanceler paraguaio, Jorge Lara Castro, em entrevista coletiva.

Segundo uma fonte da Chancelaria paraguaia, os chefes diplomatas do Uruguai, Luis Almagro, e do Equador, Ricardo Patiño, ainda não confirmaram suas respectivas presenças.

A reunião da Unasul, também integrada pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, será realizada em um hotel da capital paraguaia.

No encontro, convocado pelo Paraguai, país que exerce a Presidência temporária do grupo, serão analisados o orçamento da Secretaria-Geral da Unasul e o projeto de regulamentação geral deste grupo, segundo a agenda provisória divulgada pelo Ministério paraguaio das Relações Exteriores.

As autoridades também devem avaliar o estado de aplicação dos mandatos do Conselho de Chefes de Estado e de Governo e também vão debater sobre o fortalecimento institucional da Unasul e seu contexto político, econômico, social, regional e internacional.

'Esta reunião criará um verdadeiro diálogo político para fortalecer nossas coincidências, desenvolver e compartilhar nossos projetos e fortalecer os mecanismos institucionais', completou Castro. 

Acompanhe tudo sobre:América CentralAmérica LatinaPolítica

Mais de Mundo

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia

A discreta missa de Natal em uma região da Indonésia sob a sharia