Ana de Hollanda é a primeira mulher a assumir o ministério da Cultura (Agência Brasil)
Da Redação
Publicado em 3 de janeiro de 2011 às 05h46.
Brasília - Os ministérios da Cultura, da Pesca e Aquicultura e a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República serão comandados por mulheres pela primeira vez. Para a SDH vai Maria do Rosário, na Cultura entra Ana de Hollanda e na Pesca e Aquicultura assume Ideli Salvatti.
Na Secretaria de Direitos Humanos, a solenidade de transmissão de cargo será realizada às 9h. Professora da rede pública, Maria do Rosário é pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em educação e violência infantil. Foi vereadora de Porto Alegre por dois mandatos, deputada estadual e em outubro de 2010 foi eleita para o terceiro mandato consecutivo de deputada federal.
Às 11h, Ideli Salvatti assume o Ministério da Pesca e Aquicultura, em cerimônia no auditório principal do Ministério da Agricultura. Uma das fundadoras do PT em Santa Catarina, Ideli começou a vida parlamentar em 1994 como deputada estadual. No fim da década de 90, foi eleita deputada federal e em 2002, senadora.
Em solenidade, às 18h, no Museu da República, Ana de Hollanda recebe o Ministério da Cultura do antecessor Juca Ferreira. Ela foi diretora de Música da Funarte e atualmente exercia o cargo de vice-diretora do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.