Mundo

Milícias líbias ameaçam dissolver Parlamento

Presidente do Legislativo qualificou a ameaça como tentativa de golpe de Estado que será confrontada pelos militares, se necessário

Líbios celebram o terceiro aniversário da revolução que derrubou Muammar Kadafi na Praça da Liberdade, em Benghazi  (Esam Omran Al-Fetori/Reuters)

Líbios celebram o terceiro aniversário da revolução que derrubou Muammar Kadafi na Praça da Liberdade, em Benghazi (Esam Omran Al-Fetori/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2014 às 21h14.

Trípoli - Duas milícias líbias fortemente armadas exigiram nesta terça-feira que o Parlamento entregasse o poder imediatamente, o que o presidente do Legislativo qualificou como tentativa de golpe de Estado que será confrontada pelos militares, se necessário.

O prazo final do ultimato de cinco horas dado pelas milícias al-Sawaiq e al-Qaqa acabou sem incidentes, mas as tropas foram mantidas em alerta para impor a determinação do governo.

"Nós vamos agir em breve, entregar o poder para a Suprema Corte e formar comitês para supervisionar as eleições", disse à Reuters o principal comandante da al-Qaqa, Othman Mlekta. "Vamos trabalhar com o povo e estamos em contato com pessoas no sul e no leste." Não havia sinal de tumultos na noite desta terça-feira em Trípoli, mas, numa aparente demonstração de força, Mlekta disse que alguns de seus homens haviam transitado em veículos blindados ao longo da estrada de ligação com o aeroporto de Trípoli, confirmando declaração de uma testemunha à Reuters.

Em um outro protesto que evidencia a volatilidade do país, membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, guardas que reivindicam pagamento de salários forçaram o aeroporto de Benghazi, no leste do país, a permanecer fechado por seis horas.

As duas milícias que ameaçam o governo estão entre os grupos rebeldes mais experientes que ajudaram a derrubar o líder Muammar Gaddafi, num levante que começou em fevereiro de 2011.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolítica no BrasilProtestosProtestos no mundoÁfricaLíbiaMuammar KadafiPrimavera árabe

Mais de Mundo

'Tarifaço' da França? Macron alerta China sobre superávit com UE

Vazamento de água danifica 400 livros no Louvre

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente