Milhares fogem da Nigéria após ataque do Boko Haram
O grupo islamita lançou um novo ataque contra a localidade nigeriana de Gamboru Ngala, o que provocou a fuga de milhares de habitantes ao vizinho Camarões
Da Redação
Publicado em 25 de agosto de 2014 às 13h56.
Kano - O grupo islamita Boko Haram lançou nesta segunda-feira um novo ataque contra a localidade nigeriana de Gamboru Ngala, no estado de Borno (norte), o que provocou a fuga de milhares de habitantes ao vizinho Camarões , segundo testemunhos recolhidos pela AFP.
Vários grupos de milicianos do Boko Haram fortemente armados atacaram ao amanhecer de forma coordenada uma base militar e um posto da polícia, o que motivou intensos combates, segundo os habitantes.
"Muitos de nós fugimos ao Camarões devido ao ataque do Boko Haram", contou à AFP um habitante da cidade, Hamiso Lawan.
"Às 05h30 (01h30 de Brasília) exatamente, foram ouvidas fortes detonações no principal posto de polícia da cidade e na base militar no exterior da cidade", explicou Hamisu, que fugiu a Fotokol, uma cidade camaronesa do outro lado da fronteira.
Os habitantes fugiram diante do temor de que os milicianos do Boko Haram cometessem um massacre como o de maio, quando os insurgentes islamitas atacaram a cidade e mataram mais de 300 civis.
Os insurgentes também massacraram centenas de habitantes quando tomaram recentemente Gwoza, igualmente no estado de Borno e na qual o chefe do Boko Haram, Abubakar Shekau, proclamou no domingo um califado islâmico.