Mundo

Milhares de indonésios deixam aldeias por causa de vulcão

Mount Kelud lançou cinzas quentes vermelhas e pedras a enorme distância


	Conjunto residencial é coberto por cinzas do vulcão Mount Kelud, na Indonésia: o vulcão já provocou mais de 15 mil mortos desde 1500
 (REUTERS/Dwi Oblo)

Conjunto residencial é coberto por cinzas do vulcão Mount Kelud, na Indonésia: o vulcão já provocou mais de 15 mil mortos desde 1500 (REUTERS/Dwi Oblo)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2014 às 05h37.

Brasília - Milhares de indonésios foram hoje (14) obrigados a deixar as suas aldeias na Ilha de Java, devido à erupção de um vulcão que lançou cinzas quentes vermelhas e pedras a enorme distância. O estado de alerta para Mount Kelud, um dos vulcões mais perigosos da ilha, foi acionado nessa quinta-feira, poucas horas antes de começar a erupção.

Imagens de emissoras de televisão da Indonésia mostram cinzas e rochas caindo nas aldeias, e os moradores, aterrorizados, fugindo em carros e motos para os centros de evacuação.

O porta-voz da Agência Nacional de Desastres informou que cerca de 200 mil pessoas, de 36 aldeias, em uma área de 10 quilômetros, na zona oriental de Java, foram obrigadas a sair de suas localidades. “A chuva de cinzas, areia e rochas atinge área de 15 quilômetros” da cratera do vulcão, acrescentou o porta-voz, destacando que “faíscas de luzes podem ser vistas de forma contínua no pico”.

Monte Kelud, que já provocou mais de 15 mil mortos desde 1500, é um dos cerca de 130 vulcões ativos na Indonésia. No início deste mês, outro vulcão, Mount Sinabung, a oeste da Ilha de Sumatra, desencadeou forte erupção, deixando pelo menos 16 mortos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisIndonésiaVulcões

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia