O presidente argentino Javier Milei ao lado de Donald Trump e Elon Musk em um jantar organizado em homenagem ao presidente eleito dos Estados Unidos, em 14 de novembro de 2024 em Palm Beach, Flórida (AFP)
Agência de notícias
Publicado em 15 de novembro de 2024 às 11h20.
O presidente da Argentina, Javier Milei, descreveu a eleição de Donald Trump como o "maior retorno político da história", durante um jantar organizado na quinta-feira (14) na Flórida para comemorar o retorno do republicano à Casa Branca.
Milei, que conquistou o respeito de Trump por sua agenda de cortes drásticos no governo, seria o primeiro governante estrangeiro a se reunir com o republicano desde sua vitória eleitoral em 5 de novembro.
"Foi o maior retorno político da história, desafiando todo o 'establishment' político, inclusive arriscando a própria vida", disse Milei ao apresentar Trump no palco.
"Graças a isto, hoje o mundo é um mundo muito melhor. Hoje, sopram os ventos da liberdade, sopram com muito mais força", acrescentou o presidente argentino.
Trump foi o anfitrião de um evento organizado pelo 'America First Policy Institute' em Mar-a-Lago, a residência particular do magnata na Flórida.
Também estava presente Elon Musk, a quem Trump atribuiu um papel importante para reformar o governo federal, à frente de um departamento recém-criado. Milei posou para as câmeras com os dois.
Após o anúncio da vitória de Trump na semana passada, Milei o parabenizou com mensagens no Instagram e na rede X. "Você sabe que pode contar com a Argentina para tornar os Estados Unidos grandes novamente", escreveu.
Milei, que transformou a motosserra em uma metáfora para os cortes de gastos do Estado, não poupa elogios tanto para Trump como para Musk, proprietário da rede social X, SpaceX e Tesla.
Após a vitória nas eleições da Argentina em novembro do ano passado, Trump parabenizou Milei com uma versão de seu slogan "Make America Great Again": "Faça a Argentina grande novamente".