Mundo

Mike Pompeo e Bolsonaro discutem parceria diante da crise na Venezuela

Outros temas discutidos foram a luta contra o crime transnacional e formas de reforçar as relações econômicas entre os países

Mike Pompeo: secretário de Estado parabenizou Bolsonaro pela vitória eleitoral e ressaltou a aliança entre os países (Aaron P. Bernstein/Reuters)

Mike Pompeo: secretário de Estado parabenizou Bolsonaro pela vitória eleitoral e ressaltou a aliança entre os países (Aaron P. Bernstein/Reuters)

E

EFE

Publicado em 29 de outubro de 2018 às 20h16.

Washington - O presidente eleito Jair Bolsonaro e o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, conversaram por telefone nesta segunda-feira, 29, sobre a parceria entre Brasil e Estados Unidos diante da crise na Venezuela e outros assuntos.

"Falaram da colaboração em assuntos de política externa prioritários, incluindo a Venezuela, a luta contra o crime transnacional e formas de reforçar as relações econômicas entre os Estados Unidos e o Brasil, as duas maiores economias do hemisfério ocidental", afirmou em comunicado a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert.

A nota acrescenta que Pompeo parabenizou Bolsonaro pela vitória eleitoral e ressaltou a aliança entre ambos os países, "baseada no compromisso mútuo para promover a segurança, a democracia, a prosperidade econômica e os direitos humanos".

Bolsonaro, que manifestou em várias ocasiões uma forte oposição ao governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, negou na quinta-feira que vá declarar guerra ao país vizinho.

Trump falou com Bolsonaro por telefone no domingo, pouco depois do resultado da apuração, e hoje informou sobre a conversa entre ambos.

"Tive uma ótima conversa com o recém-eleito presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que ganhou as eleições por uma margem substancial. Concordamos Brasil e EUA trabalharão estreitamente em matéria comercial, militar e tudo mais. Excelente conversa, dei os meus parabéns", descreveu Trump no Twitter.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBrasil-EUAEstados Unidos (EUA)Jair BolsonaroVenezuela

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia