Mundo

México diz que vazamento do WikiLeaks é ilegal

Governo mexicano desmente informações dos documentos revelados e garante que não perdeu controle da lutra contra o narcotráfico

Home do WikiLeaks: governo mexicano reclamou do vazamento de documentos (Joe Raedle/Getty Images)

Home do WikiLeaks: governo mexicano reclamou do vazamento de documentos (Joe Raedle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2010 às 11h47.

Cidade do México - O México expressou sua rejeição categórica "à revelação ilegal de documentos cuja autoria se acusa a diplomacia americana", assinalou nesta sexta-feira a Chancelaria do país, um dia depois que foram publicados alguns telegramas diplomáticos americanos vazados pelo WikiLeaks que envolvem o México.

Nos relatórios publicados na quinta-feira pelo jornal espanhol "El País" se destaca que um ex-alto funcionário mexicano deu a entender durante uma reunião com representantes da Procuradoria Geral dos EUA em outubro de 2009 que o Governo tinha perdido o controle sobre certas partes do país para o narcotráfico.

Além disso, revelam a desconfiança dos EUA sobre a capacidade do México para lutar eficazmente contra o narcotráfico devido à rivalidade entre os corpos de segurança, a "generalizada" corrupção oficial e a incapacidade manifesta do Exército para reunir provas que incriminem seus detidos.

"Por sua própria natureza, estas comunicações são reservadas e fazem parte do processo da política externa e da prática diplomática dos países", informa em comunicado a Secretaria de Relações Exteriores.

Assegurou que "o conjunto de documentos vazados e especialmente seus conteúdos são parciais e inexatos, e refletem uma seleção e uma visão cujos critérios se desconhecem".

Segundo a Chancelaria mexicana, "os documentos vazados respondem a eventos ou momentos pontuais com narrativas sem contexto, o que impede avaliá-los adequadamente e ponderar sua importância relativa".

Finalmente, disse que o Governo do México considera que para a maioria dos países do mundo estes vazamentos "são um desafio sério à condução construtiva e harmoniosa das atividades diplomáticas e das relações internacionais em seu conjunto".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaMéxicoWikiLeaks

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países