Mundo

Metade dos americanos não concorda com demissão de diretor do FBI

46% das pessoas também acreditam que o real motivo da demissão foi a investigação liderada por Comey sobre uma suposta ligação entre a Rússia e Trump

James Comey: apenas 24% dos americanos acreditam na versão oficial do Governo, enquanto que 22% consideram existir um outro motivo (Gary Cameron/File Photo/Reuters)

James Comey: apenas 24% dos americanos acreditam na versão oficial do Governo, enquanto que 22% consideram existir um outro motivo (Gary Cameron/File Photo/Reuters)

E

EFE

Publicado em 12 de maio de 2017 às 08h16.

Washington - Cerca de 54% dos americanos consideraram inadequada a decisão tomada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de demitir, na última terça-feira, o então diretor do FBI, James Comey, de acordo com uma pesquisa divulgada na quinta-feira pela emissora "NBC".

A pesquisa também indica que 46% das pessoas acreditam que o real motivo da demissão foi a investigação que era liderada por Comey sobre uma suposta ligação entre a Rússia e Trump, embora a Casa Branca diga que o real motivo foi o caso envolvendo Hillary Clinton de uso de contas privadas de e-mail quando, quando a ex-primeira-dama era secretária de Estado.

Apenas 24% dos americanos acreditam na versão oficial do Governo, enquanto que 22% consideram existir um outro motivo, de acordo com a pesquisa realizada pela SurveyMonkey.

Entre os eleitores democratas, 67% acreditam que foi a investigação sobre as ligações entre a campanha de Trump com Rússia o real motivo, enquanto apenas 13% confiam na versão oficial.

O ceticismo também reina entre os eleitores republicanos: menos da metade - 43% - confiam na versão divulgada pela Casa Branca, enquanto que 22% das pessoas apostam na ligação com o Kremlin.

Porém, 79% dos republicanos consideram apropriado a demissão de Comey, enquanto que 83% dos democratas rejeitaram.

A SurveyMonkey realizou a pesquisa entre os dias 10 e 11 deste mês, com pesquisas on-line a 3.746 pessoas e a margem de erro é de 2,5%.

Acompanhe tudo sobre:DemissõesDonald TrumpEstados Unidos (EUA)FBI

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia