Mundo

Merkel visitou opositor russo Alexei Navalny em hospital de Berlim

Navalny é conhecido por suas denúncias de corrupção por políticos. Após 32 dias internado, o opositor teve alta na semana passada

O líder da oposição russa Alexei Navalny  (Shamil Zhumatov/Reuters)

O líder da oposição russa Alexei Navalny (Shamil Zhumatov/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de setembro de 2020 às 10h40.

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou o líder opositor russo Alexei Navalny enquanto ele estava no hospital Charité, em Berlim, onde passou mais de um mês internado para tratamento de um suposto envenenamento. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 28, por Navalny e pelo governo alemão.

O periódico "Der Spiegel" informou que a visita foi realizada de maneira "estritamente confidencial" e que, com esse "gesto pouco usual", a chanceler destacou a solidariedade do governo alemão com o opositor russo.

Pelas redes sociais, Navalny confirmou as informações da reportagem. Ele escreveu no Twitter que houve uma reunião privada e uma conversa com a família. "Sou muito grato à Chanceler Merkel por me visitar no hospital", declarou.

O porta-voz do Executivo alemão, Steffen Seibert, confirmou em uma coletiva de imprensa que o encontro ocorreu, mas afirmou não poder dar detalhes.

Notícias acerca do encontro devem provocar irritação em Moscou, que rejeita a conclusão de laboratórios da Alemanha, da França e da Suécia que apontam que o líder opositor foi envenenado com um agente nervoso na Rússia no mês passado. O país já rebateu as afirmações e alega falhas de compartilhamento de informação sobre o caso.

Navalny é a figura de oposição mais proeminente da Rússia, conhecido por suas denúncias contundentes no YouTube de corrupção e suborno por políticos, burocratas e oligarcas russos. Ele foi transportado de avião para Berlim em agosto, depois de ter entrado em coma por um suposto envenenamento. Após 32 dias internado, o opositor teve alta na semana passada.

Durante a coletiva em que confirmou a visita de Merkel a Navalni o porta-voz do governo destacou que a Alemanha ainda aguarda explicações da Rússia sobre o caso. (Com agências internacionais).

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelRússia

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA