Mundo

Merkel pede que Espanha use ajuda de linha financeira

Segundo revista alemã, chanceler teme que espanhóis não consigam recapitalizar bancos

Merkel quer evitar uma escalada da crise caso a Grécia saia da zona do euro (Fabrizio Bensch/Reuters)

Merkel quer evitar uma escalada da crise caso a Grécia saia da zona do euro (Fabrizio Bensch/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2012 às 15h00.

Frankfurt - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o ministro de Finanças do país, Wolfgang Schäuble, estão pedindo que o governo da Espanha use recursos da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), segundo reportagem da revista alemã Der Spiegel.

Sem citar a fonte das informações, a revista diz que os dois políticos estão preocupados com a possibilidade de o governo espanhol não ser capaz de recapitalizar seus bancos sozinho e querem evitar uma escalada da crise nos países do sul da Europa caso a Grécia saia da zona do euro.

Na semana passada, Schäuble tentou convencer o ministro da Economia da Espanha, Luis de Guindos, a usar recursos da EFSF como colchão para a liquidez bancária, mas não teve sucesso. Especialistas do governo alemão acreditam que os bancos espanhóis precisam de uma injeção de capital entre 50 bilhões de euros e 90 bilhões de euros, segundo a Der Spiegel. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEuropaPiigsCâmbioMoedasAlemanhaCrise econômicaCrises em empresasEspanhaAngela MerkelEuroDívida pública

Mais de Mundo

Economia da Rússia crescerá apenas 1% em 2025, diz Putin

Trump suspende programa de vistos após tiroteio na Universidade Brown

Líderes do Mercosul se reúnem em Foz do Iguaçu após adiamento de acordo

Putin nega ter rejeitado plano de paz de Trump