Mundo

Merkel pede que a China abra seus mercados

Comércio entre Alemanha e China atingiu US$ 91 bilhões no ano passado com balança comercial favorável a Pequim, segundo dados chineses

Angela Merkel ao lado do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao: Alemanha e China são os maiores exportadores do mundo (Frederic J. Brown/AFP)

Angela Merkel ao lado do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao: Alemanha e China são os maiores exportadores do mundo (Frederic J. Brown/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2010 às 08h44.

Pequim - A chefe do governo alemão, Angela Merkel, pediu nesta sexta-feira à China que facilite o acesso a seus mercados, durante reunião em Pequim entre os líderes dos dois maiores exportadores do mundo.

Depois de reunir-se com o primeiro-ministro Wen Jiabao, Merkel disse à imprensa que, em sua conversa, enfatizou o desejo da Alemanha de que a China abra mais sua economia, a terceira do planeta.

O comércio entre os dois países atingiu os 91 bilhões de dólares no ano passado, muito acima dos 41 bilhões que registrou em 2001, segundo dados chineses.

Nos últimos anos, a balança comercial se inclinou em favor de Pequim. Em 2009, as exportações chinesas para a Alemanha totalizaram 55 bilhões de dólares. As exportações no sentido inverso somaram 36 bilhões de dólares.

No ano passado, a China destronou a Alemanha como primeiro exportador mundial, com exportações no valor de 1,202 trilhão de dólares, segundo dados da Organização Mundial do Comércio (OMC). A Alemanha exportou em 2009 1,121 trilhão de dólares.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelÁsiaChinaEuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado