Mundo

Merkel espera obter hoje um acordo sobre novo resgate à Grécia

A chanceler alemã ressaltou que a cúpula dos líderes da eurozona desta quinta-feira representa "mais um grande passo" para solucionar a crise da dívida

Angela Merkel espera conversas "construtivas" com seus colegas (Odd Andersen/AFP)

Angela Merkel espera conversas "construtivas" com seus colegas (Odd Andersen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2011 às 08h44.

Bruxelas - A chanceler alemã, Angela Merkel, espera que os líderes da eurozona aprovem nesta quinta-feira o segundo resgate à Grécia para solucionar a crise da dívida e acalmar os mercados.

"Eu espero que seja aprovado um novo pacote de ajuda à Grécia", disse Merkel ao chegar à cúpula de chefes de Governo e de Estado dos 17 países que fazem parte da zona do euro.

Ela ressaltou que a cúpula extraordinária desta quinta-feira representa "mais um grande passo" da eurozona para solucionar a crise da dívida e disse que, com um novo plano de resgate à Grécia, a zona do euro enviaria um "importante sinal" aos mercados, que nas últimas semanas castigaram outros países periféricos como Espanha e Itália.

A chanceler alemã espera conversas "construtivas" com seus colegas, sobretudo depois que estabeleceu na noite desta quarta-feira em Berlim com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, uma linha comum sobre o segundo resgate à Grécia.

Os líderes do eixo franco-alemão informaram sobre seu plano ao presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, que se uniu à reunião, e, por telefone, ao presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

Fontes diplomáticas informaram à Agência Efe que Merkel se reunirá antes do início da cúpula com o primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou.

A princípio se trata de uma reunião bilateral, mas não se descarta a participação de mais líderes.

Sarkozy chegou a Bruxelas momentos antes de Merkel e Papandreou também já se encontra no Conselho.

Segundo o periódico alemão "Bild", também participarão da cúpula desta quinta-feira o presidente do Deutsche Bank, Josef Ackermann, e outro importante banqueiro francês.

Acompanhe tudo sobre:Angela MerkelCrise gregaEuropaGréciaPersonalidadesPiigsPolíticosUnião Europeia

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano