Funcionário do governo colombiano diz que região de Cauca está "em alerta vermelho" por causa das Farc (AFP)
Da Redação
Publicado em 17 de setembro de 2011 às 14h14.
Bogotá - Uma menina morta e oito menores feridos foram o saldo da explosão de um cilindro-bomba lançado por guerrilheiros das Farc contra uma escola de uma zona rural do departamento colombiano de Cauca (sudoeste), denunciou neste sábado um porta-voz oficial.
"Dói o fato de que uma menina faleceu e outros oito menores de idade ficaram feridos neste ataque insano da guerrilha", afirmou Alvaro Grijalba, secretário de Governo de Cauca, à imprensa.
A situação, segundo o funcionário, ocorreu na sexta-feira à tarde em El Credo, na zona rural do município de Caloto (Cauca).
O ataque foi atribuído a guerrilheiros da sexta frente das Farc que atua na região.
Grijalba, que assegurou que o departamento atravessa uma grave situação pela ação dos grupos armados ilegais, pediu aos organismos de direitos humanos que se pronunciem sobre os incidentes ocorridos em Caloto.
"Esperamos o pronunciamento das organizações de direitos humanos - que nunca o fizeram - porque me parece que estas entidades têm um dever moral com o país, com a população civil e com um departamento como o Cauca", afirmou.
O funcionário acrescentou que o Cauca encontra-se "em alerta vermelho para poder enfrentar de forma clara e precisa o processo eleitoral que se aproxima, e que certamente terá algumas dificuldades" pela ação dos grupos armados.
Os colombianos irão às urnas no dia 30 de outubro para eleger governadores de departamento, prefeitos, deputados e vereadores.